Monday, November 30, 2020

ENGLISH GRAMMAR - MAY

O verbo modal MAY

Denilso de Lima


O modal verb may é geralmente usado para pedir permissão. Com este sentido é sempre acompanhado dos pronomes “I” ou “we”. Veja os exemplos:
  • May I come in? (Eu posso entrar?)
  • May I help you? (Posso te ajudar?)
  • May we take some pictures here? (Nós podemos tirar umas fotos aqui?)
  • May we go to the party? (Nós podemos ir à festa?)
Você talvez esteja se perguntando se pode usar o modal verb can no lugar do may. Portanto, saiba que nesse caso não há problema nenhum.
O can pode, sim, substituir o may. A única diferença é que. ao usarmos may, o tom do pedido de permissão soará bem mais formal. Leia mais sobre isso na dica “Modal Verbs Can e May“.

Além de permissões, may é usado também para falar de probabilidades. Isso quer dizer que se há a probabilidade de algo acontecer, então o verbo modal may é um dos modos usados em inglês para expressar essa ideia. Veja os exemplos:
  • I may talk to her tomorrow morning. (Talvez eu fale com ela amanhã de manhã.)
  • I don’t know but she may come to the party. (Eu não sei mas talvez ela venha à festa.)
  • They may phone tomorrow. (Pode ser que eles telefonem amanhã.)
  • We may travel this year. (É possível que a gente viaje este ano.)
Note que as traduções das sentenças acima foram feitas usando expressões que para nós também expressam incerteza/probabilidade. É extremamente importante você entender isso: o verbo modal may não precisa ser traduzido como se fosse o verbo "poder". Você simplesmente pode – e deve – traduzi-lo por meio da ideia que ele expressa e não da palavra isolada por si só.

De modo geral, esses são os usos mais frequentes do modal verb may em inglês. Ele não é um bicho de sete cabeças. tudo o que você precisa aprender é em que contextos ele costuma ser usado. Para isso, as comparações com a língua portuguesa – veja as traduções – ajudam você a entender melhor como ele é realmente usado.

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...