Saturday, January 27, 2024

Pode perguntar...

ASK AWAY - O QUE SIGNIFICA
ESTE PHRASAL VERB


By Ivy do Carmo Figueiredo
MAIRO VERGARA
Jan. 23, 2024


O verbo ask é bem conhecido, aparece em várias construções (como na expressão ask for), mas... você tem ideia do que significa o phrasal verb ask away? Sabe quando alguém diz que quer te fazer uma pergunta e você quer tranquilizar essa pessoa, garantindo que ela pode lhe perguntar o que quiser? Nessas situações, você pode usar a expressão ask away, que pode ser traduzida como “pode perguntar” ou “pergunte à vontade”.
Para entender melhor como usar essa expressão, leia atentamente os exemplos abaixo. Vamos começar com ask away sendo traduzido como “pode perguntar”:
  • “I have a few questions for you.” “Ask away!” (“Eu tenho algumas perguntas para você.” “Pode perguntar!”)
  • “Can I ask you some questions about your marketing experience?” “Ask away.” (“Eu posso te fazer algumas perguntas sobre a sua experiência em marketing?” “Pode perguntar.”)
  • “Would it be all right if I asked you a question?” “Ask away.” (“Teria algum problema eu te fazer uma pergunta?” “Pode perguntar.”)
  • “Sir,” said Harry, “I wanted to ask you something.” “Ask away, then, my dear boy.” (“Senhor”, disse Harry, “eu queria te perguntar algo.” “Pode perguntar, então, meu caro rapaz.”)
  • If you have any specific questions, ask away! (Se você tiver quaisquer perguntas específicas, pode perguntar!)
  • “Can I ask you something?” “Ask away, but I can’t promise to answer you”. (“Eu posso te perguntar algo?” “Pode perguntar, mas eu não posso prometer te responder.”)
Ask away também pode ser traduzido como “pergunte à vontade”:
  • “Can I ask you a question about another subject?” “Ask away.” (“Eu posso te fazer uma pergunta sobre um outro assunto?” “Pergunte à vontade.”)
  • “Ok, we’re going to begin our interview. Are you ready to answer some questions? “Ask away.” (“Certo, nós iremos começar a nossa entrevista. Você está pronto para responder a algumas perguntas?” “Pergunte à vontade.”)
  • “Now that we are all here, ask away,” said Tag more confidently. (“Agora que nós estamos todos aqui, pergunte à vontade”, disse Tag, mais confiantemente.)
  • If you want to know if your understanding of the matter is correct, then ask away. (Se você quiser saber se o seu entendimento do assunto está correto, então pergunte à vontade.)
  • If you have any further doubts, ask away. (Se você tiver quaisquer dúvidas adicionais, pergunte à vontade.)
  • All right, federal agent, ask away. (Está bem, agente federal, pergunte à vontade.)

Clique AQUI para baixar o PDF com as frases acima.
Clique AQUI para baixar a gravação com todas as frases em Inglês.

Adaptado de: https://www.mairovergara.com/ask-away-o-que-significa-esta-expressao/. Acesso em: 26 jan. 2024. © Reis Vergara Idiomas 2024. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Let me introduce you...

INTRODUCE TO O QUE SIGNIFICA ESTE PHRASAL VERB ? By Ivy do Carmo Figueiredo MAIRO VERGARA May 8, 2024 Alguns verbos da Língua Inglesa são ...