Monday, January 30, 2023

ELT and High School

PREPARANDO AULA DE INGLÊS
PARA ENSINO MÉDIO:
IDEIAS DE MÓDULOS


OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

27 jan. 2023


Como você desenvolve a aula de Inglês para o Ensino Médio? Tem certeza de que os seus estudantes estão aprendendo de fato, ou só replicando padrões de diálogo?
Pensando nisso, o Instituto Reúna criou o material Escopo e Sequência: Ensino Médio, que traz sugestões de módulos a serem trabalhados no ensino da Língua Inglesa nessa importante etapa educacional.
A seguir, você entenderá o papel do Inglês no Ensino Médio, o conceito de módulos e quais são alguns exemplos que podem ser utilizados.

Qual é o papel da aula de Inglês para o Ensino Médio?

Conforme discorre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ensino Médio exerce o papel de consolidar, aprofundar e ampliar as aprendizagens essenciais do Ensino Fundamental.
Ou seja, objetiva contribuir com o desenvolvimento e maturidade dos estudantes, a fim de que construam e, se possível, possam realizar seus projetos de vida.
Nesse sentido, o Inglês serve como uma ferramenta importantíssima para aperfeiçoar as competências adquiridas em anos anteriores, preparando jovens para a vida adulta.

Qual é o conceito dos módulos?

Módulos são elementos com carga horária predefinida cujo objetivo é desenvolver competências, habilidades e conhecimentos da formação geral básica. Além disso, podem atender à organização por disciplinas ou a outras propostas que respondam às condições do contexto, como projetos, oficinas, entre outras.
Pensando no ensino de Inglês na escola pública, especialmente no ensino médio, os módulos servem como elementos que compõem a carga horária.
A ideia central é desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes a partir do uso de módulos temáticos que trazem insumos linguístico-comunicativos.
Tendo em vista que as aulas de Inglês para ensino médio ocorrem com frequência semanal, pode-se dizer que haja em torno de 35 a 40 aulas no ano para se trabalhar com módulos. Assim, uma boa ideia é decidir a quantidade de módulos temáticos a serem abordados e, então, dividir pela quantidade de aulas no ano.

Quais temas podem compor os módulos?

Os temas escolhidos para cada módulo podem ser levantados pela turma junto ao professor ou professora. Isso facilita a identificação de diálogos, a fim de favorecer o trabalho interdisciplinar.
A seguir, você conferirá alguns títulos de módulos que podem contemplar o uso da Língua Inglesa em contextos próximos da realidade dos estudantes.

Bem-estar e qualidade de vida
Está dentro do campo da vida pessoal, cujo foco de aprendizagem possibilita a reflexão sobre a vida contemporânea dos jovens no Brasil e no mundo.
Permite a utilização da Língua Inglesa em interações orais e escritas relativas à saúde e bem-estar, a fim de fomentar possíveis escolhas de estilos de vida saudáveis.
Deve-se compreender instruções sobre doenças, descrever oralmente e por escrito a aparência física, ler e compreender os textos informativos.

Ciência e tecnologia
Faz parte do campo das práticas de estudo e pesquisa, tendo em vista que o foco é colaborar para a construção de conhecimento científico a partir da Língua Inglesa.
É uma excelente maneira de explorar a utilização do Inglês em estudos e pesquisas, de maneira que seja possível julgar a credibilidade das informações.
Dentre as possibilidades de aprendizagens, os estudantes distinguem fatos de opiniões, opinam sobre assuntos científicos com argumentos embasados e leem textos científicos.

Mundo do trabalho
Dentro do campo da vida pessoal, o foco desse módulo da aula de Inglês para ensino médio é apoiar o desenvolvimento de projetos de vida por meio de trajetórias, interesses e afinidades.
Será possível refletir sobre a importância da Língua Inglesa no mercado de trabalho, além é claro de compreender a dinâmica das línguas nas oportunidades profissionais.
Os estudantes podem interagir em entrevista de emprego, apresentar um currículo em Inglês, ler anúncios de emprego, descrever experiências e assim por diante.

Mídia e notícias
Faz parte do campo jornalístico-midiático, tendo como objetivo explorar os contextos das notícias na internet, na televisão, na mídia impressa e no rádio.
É uma maneira de contribuir com uma conscientização crítica dos estudantes, pois tomam contato com uma ampla gama de fontes e ampliam seu repertório linguístico-cultural.
Os estudantes devem ser capazes de ler, compreender e explicar as notícias em Inglês, de modo que consigam comparar os contextos e gerar argumentos críticos a respeito do tema.

Interculturalidade
Tem a ver com o campo artístico, cujo foco de aprendizagem diz respeito a utilização da Língua Inglesa como uma forma de sensibilizar as pessoas por meio da arte.
É uma maneira de reconhecer as manifestações artísticas, valorizar artistas, divulgar informações e produzir arte no contexto de uma língua adicional. Além disso, os estudantes devem conseguir:
  • narrar histórias;
  • descrever estilos artísticos;
  • reconhecer poemas e canções;
  • compreender letras de músicas.

Sustentabilidade
É um tema crucial dentro do campo de atuação na vida pública, a fim de se familiarizar com textos e discursos em torno de acontecimentos de esfera global.
Tendo em vista que o Inglês é necessário para se inserir no mundo, compreender os problemas inerentes ao meio ambiente ajuda a ampliar essa conscientização.
É um módulo para entender as iniciativas globais, produzir textos a respeito do tema, interagir com as outras pessoas considerando o contexto climático, entre outros recursos.
Em suma, perceba que a utilização de módulos na aula de Inglês para ensino médio é algo bem relevante, porque alunos e alunas podem se aperfeiçoar na compreensão do idioma e adquirir conhecimentos amplos sobre a vida.

Referências

Caso queira estudar mais sobre o assunto, consulte o material didático Escopo e Sequência: Ensino Médio para preparar aulas de Inglês dessa etapa da Educação Básica.

Temas: Currículo; Ensino Médio; Plano de Aula; Educação de Jovens e Adultos; Processo de Ensino-aprendizagem; Ensino de Inglês

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/aula-ingles-ensino-medio/. Acesso em: 30 jan. 2023. © 2023 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

I can’t wait!

COMO SE DIZ “MAL POSSO ESPERAR” EM INGLÊS ? By Ivy do Carmo Figueiredo MAIRO VERGARA Apr. 29, 2024 Quando uma pessoa está muito ansiosa par...