BASE NACIONAL COMUM CURRICULARE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA:REFLETINDO SOBRE CIDADANIA, DIVERSIDADE E CRITICIDADE À LUZ DO LETRAMENTO CRÍTICO
OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA
24 nov. 2020
Amparada nos pressupostos do letramento crítico (MONTE MÓR, 2013, 2014, 2015; MONTE MÓR; MORGAN, 2014; ROCHA, 2014; ROCHA; MACIEL, 2015), Fernanda Costa Ribas, Doutora em Estudos Linguísticos e Professora associada do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), analisa, neste artigo, os pressupostos pedagógicos que embasam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que diz respeito ao ensino de Língua Inglesa. Foi utilizado como recurso metodológico o software de análise lexical AntConc, o qual foi empregado na análise para buscar conceitos de indivíduo e sociedade atrelados aos processos de ensinar e aprender a Língua Inglesa no referido documento. Resultados dessa análise apontam para descompassos e limitações nas concepções que permeiam a BNCC, principalmente quanto ao que se entende por cidadania, criticidade e diversidade, que trazem implicações e desdobramentos para a formação dos aprendizes em Língua Inglesa. A autora defende como o letramento crítico pode ser empregado de forma a ressignificar as concepções depreendidas na BNCC.
Palavras-chave: BNCC; Cidadania; Criticidade; Letramento Crítico; Ensino de Língua Inglesa
Autor: Ribas, Fernanda Costa
Localização: Uberlândia - MG, Brasil
URL: Clique AQUI (ou AQUI) para acessar
Formato: PDF
Tipo de Documento: Artigo
Fonte: Domínios de Lingu@gem
Volume: 2
Número: 3
Data de Publicação: jul.- set. 2018
Licença: CC BY 4.0
Temas: Redes de Ensino; Políticas Públicas; Currículo
Tags: Currículo; BNCC; Língua Inglesa
Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/research/base-nacional-comum-curricular-e-o-ensino-de-lingua-inglesa-refletindo-sobre-cidadania-diversidade-e-criticidade-a-luz-do-letramento-critico/. Acesso em: 30 jan. 2023. © 2023 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.
No comments:
Post a Comment