Friday, July 21, 2023

ENGLISH “Eletivas”

ELETIVAS DE LÍNGUA INGLESA
PARA O ENSINO MÉDIO




As mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio representam o compromisso com o acolhimento das juventudes por meio da educação integral dos estudantes e do fortalecimento do desenvolvimento de seus projetos de vida. A oferta de itinerários formativos é uma das novidades que vai ao encontro desse compromisso.
Os itinerários buscam oferecer uma experiência significativa por meio de atividades e vivências diversificadas e oportunizando aos estudantes a customização da sua trajetória escolar. Por isso, acreditamos que a integração do componente Língua Inglesa nos itinerários é elemento-chave para expandir as possibilidades de atuação dos jovens em cenários mais amplos, que não se limitam ao universo local e que não poderiam ser acessados sem o uso desse idioma.
Neste âmbito, o Instituto Reúna desenvolveu duas unidades curriculares eletivas para o Ensino Médio: “Turbinando o Inglês com Redes Sociais e Mídias Digitais” e “Welcome to Brazil”. No documento em PDF, há informações e orientações para o desenvolvimento das unidades curriculares eletivas. O objetivo principal é oferecer aprendizagens contextualizadas que favorecem o aprofundamento das competências e das habilidades da Formação Geral Básica e o desenvolvimento de habilidades dos eixos estruturantes (Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo).
Para apoiar o seu trabalho, além de orientações gerais sobre a unidade curricular eletiva e orientações para o desenvolvimento das aulas disponibilizadas no Material do Professor, no Material do Estudante você encontrará propostas e sugestões de atividades para sua implementação.

MATERIAIS DE APOIO

OBSERVAÇÃO
No documento “Eletivas de Língua Inglesa para o Ensino Médio”, estão descritos os seguintes itens para cada um dos componentes propostos: apresentação da eletiva; duração; número de aulas semanais; professores que podem ministrar a eletiva; informações gerais; objetos de conhecimento e habilidades; descritores do CEFR (Common European Framework of Reference for Languages, o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas); eixos estruturantes (com habilidades dos itinerários formativos associadas às competências gerais da BNCC e às específicas dos eixos estruturantes para a área de LGG); sugestão de organização das aulas (incluindo as etapas, resumo e aulas). Além desses itens, o documento também traz os links para download dos materiais do professor e do aluno.

Adaptado de: https://www.institutoreuna.org.br/conteudo/eletivas-de-lingua-inglesa-para-o-ensino-medio. Acesso em: 18 jul. 2023. © 2023 Instituto Reúna. Todos os direitos reservados.

1 comment:

  1. Não é possível baixar o material? Está dando erro quando tento fazer. Podem ajudar?

    ReplyDelete

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...