Saturday, June 18, 2022

ELT, Social Inclusion and Diversity

ACESSO DE JOVENS NEGROS
AO MERCADO DE TRABALHO:
QUAL O PAPEL DO INGLÊS
NESSA HISTÓRIA?


Você sabe a importância da aprendizagem do Inglês para o acesso de jovens negros ao mundo do trabalho? Entenda como essa disciplina pode ser essencial.

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

07 jun. 2022



Analisando dados do IBGE de 2020, podemos notar que, entre a população desempregada, 32,83% são jovens negros. O número alto, porém, não implica falta de competência desses jovens. Na verdade, muito disso se deve ao racismo estrutural na sociedade, que coloca obstáculos no acesso desse grupo ao mercado de trabalho.
Tal situação é confirmada por uma pesquisa realizada pela plataforma de vagas InfoJobs, divulgada pelo jornal Tribuna do Norte, em que, quando perguntados se a questão racial dificulta a colocação no mercado de trabalho, 75% dos respondentes que se autodeclaram negros disseram que “sim” ou “às vezes”. No mesmo levantamento, 73% dos consultados afirmaram que pessoas negras não possuem as mesmas chances que outros profissionais.
Assim, em busca de uma sociedade mais igualitária, é preciso reverter o quadro citado. Nesse sentido, sabe-se que a Língua Inglesa pode contribuir para a formação de cidadãos globais, abrindo o horizonte através da aquisição de novos conhecimentos e do contato com outras culturas, sendo necessária para se inserir no mundo. Mas como o Inglês pode ajudar jovens negros a acessarem o mercado de trabalho?

Afinal, o que é o racismo estrutural?

De acordo com Sílvio Luiz de Almeida, filósofo, advogado e professor universitário, o racismo constitui não somente as ações conscientes, mas as inconscientes.
O racismo como modo de estrutura social está presente na economia, política e relações de subjetividade, em que indivíduos negros são constrangidos e segregados.
No campo econômico, por exemplo, isso fica evidente quando se nota a diferença salarial à qual mulheres negras estão submetidas. Conforme um levantamento do Insper (2020), homens brancos com ensino superior têm salário em média 159% maior do que o recebido por mulheres negras com o mesmo nível de escolaridade.
Com isso, uma das principais maneiras das instituições combaterem o racismo estrutural é implementar políticas antirracistas efetivas, nas quais educação é a palavra-chave.

De que forma a ausência da aprendizagem de Inglês pode fazer falta?

Segundo a pesquisa Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil (2014), do British Council, apenas 5,1% da população de 16 anos ou mais afirma ter conhecimentos em Inglês.
Nesse sentido, a ausência de uma aprendizagem eficiente do Inglês ao longo da trajetória escolar vira uma barreira ao acesso de estudantes da escola pública à universidade, visto que o baixo desempenho no idioma pode influenciar o resultado dos estudantes no ENEM.
Além disso, a falta do Inglês pode impactar significativamente nas oportunidades recebidas no mundo do trabalho. Pensando, por exemplo, na área de programação e análise de dados, forte expoente de renda no Brasil atual, o Inglês é uma ferramenta poderosa e estratégica para se diferenciar.
Ademais, segundo dados divulgados pelo site de busca de empregos Catho, em 2022, quase 5% das vagas anunciadas na plataforma já exigem Inglês fluente ou avançado.
Ler, compreender ou conversar em Inglês permite que os jovens possam alcançar novos cargos, bem como fazer um planejamento de carreira.

Quais medidas positivas podem ser aplicadas na sociedade?


As instituições têm o dever de se preocupar com as questões raciais e investir em políticas internas e externas, visando a promoção de igualdade e diversidade.
A contratação de novos colaboradores não pode ser um trabalho hercúleo que coloca pessoas negras em posição ainda maior de vulnerabilidade; do contrário, deve ser uma experiência agregadora. Nesse sentido, uma opção interessante pode ser oferecer vagas afirmativas.
É importante propor debates e revisar práticas institucionais para que a ascensão de jovens negros no mercado de trabalho seja plausível. No caso do Inglês, uma alternativa para empresas poderia ser a oferta de cursos para novos ingressantes como meio de ajudá-los em seu desenvolvimento profissional. Além disso, pode ser feita uma revisão dos pré-requisitos de cargos para ver se, de fato, o Inglês é necessário ou até mesmo diminuir o nível da língua requerido para certas posições.
As autoridades políticas também devem apoiar mais o setor da educação, proporcionando, assim, um ensino de qualidade para todas as camadas sociais.

Negros no mercado de trabalho: qual é a importância da representatividade no ensino de Inglês?


Cabe também refletirmos sobre a relevância de docentes reconhecerem o valor da representatividade do ensino do Inglês em sala de aula.
Quanto maiores a identificação e o engajamento gerados durante o estudo da língua, maior é a tendência de que os jovens tenham interesse genuíno por ela e aprendam de forma fluida.
Isso se dá a partir do momento em que estudantes se veem representados, por exemplo, nos materiais didáticos utilizados em sala, isto é, nas temáticas que dialogam com seus cotidianos e nas imagens positivas de homens e mulheres negras refletindo aspirações profissionais e pessoais e que fogem de estereótipos.
O Inglês não pode ser encarado como um muro intransponível, mas sim como um elemento pertencente à realidade dos estudantes negros e que pode trazer novas oportunidades nos estudos e no mercado de trabalho. Como citado anteriormente, a Língua Inglesa tem um papel fundamental no acesso a esses ambientes.
Dessa forma, é importante que docentes tenham o tato e a empatia de compreender as dificuldades e particularidades dos estudantes, de modo a tornar o ensino libertador.
Dentro desse cenário, o Observatório Ensino da Língua Inglesa é uma plataforma que pode ser vista como referência. O objetivo principal é apoiar o fortalecimento da oferta de Inglês nas escolas, especialmente na rede pública. Para isso, a plataforma atua como um repositório digital que documenta e dissemina materiais de qualidade para a aprendizagem do idioma.
Por fim, fica a ressalva de que as oportunidades para os jovens negros no mercado de trabalho só serão mais justas se as empresas pensarem no Inglês como fator agregador, proporcionando cursos e vagas afirmativas, entre outras possibilidades.
Você já havia pensado sobre esse tema alguma vez? Como tem sido a sua forma de ensinar Inglês?

Temas: Inclusão; Ensino de línguas; Diversidade; Educação de Jovens e Adultos

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/negros-no-mercado-de-trabalho/. Acesso em: 18 jun. 2022. © 2022 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

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