Friday, June 17, 2022

ELT, Inclusion and Gender Equality

MAPEAMENTO DE BOAS PRÁTICAS
CONHECIMENTO PARA TRANSFORMAR


Djair de Souza é professor de Inglês no Ensino Médio em uma escola pública de Porto Velho (RO).


OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

28 abr. 2022



Djair de Souza atualmente leciona Inglês no Ensino Médio em Porto Velho (RO), para as turmas de 1º ano. A escola onde atua oferece o Ensino Médio em tempo integral e, por isso, Djair leciona outras disciplinas, além do Inglês, como tutoria, estudo orientado e disciplina eletiva, que ele gosta muito, pois consegue trazer temas transversais interessantes para ensinar Inglês. Em 2020, o professor retornou para a sala de aula, após um longo período trabalhando na Secretaria do Estado de Educação, mas seu trabalho sempre esteve relacionado ao ensino de Inglês. Para Djair as questões raciais, de gênero, de identidade e sexualidade são fundamentais para o desenvolvimento de estudantes. Ele, que está sempre antenado nas atualidades mundiais, acredita que os jovens são mais abertos para mudanças.

Para trabalhar em sala de aula, Djair gosta de utilizar notícias internacionais para que os estudantes possam fazer uma análise completa explorando o título, as imagens, a estrutura do texto, discutindo se o tema repercutiu também no Brasil. Dessa forma, segundo o professor, as turmas vão conseguindo construir a gramática, entendendo as possibilidades de uso da Língua Inglesa ao mesmo tempo que discutem assuntos atuais e importantes selecionados pelo professor de acordo com o interesse das turmas.

Djair estimula os estudantes a fazerem pesquisas nos celulares durante as aulas para trazerem argumentos para a discussão, essa é a forma que ele encontra das turmas se engajarem e participarem ativamente das aulas, favorecendo mudanças.

“Eu sempre percebo uma mudança de mentalidade pelo menos na maneira de falar. Não sei se no cotidiano eles vão se manifestar de outra maneira, mas na hora de fazer o posicionamento deles, melhorarem a argumentação, você percebe uma tendência a ser mais inclusivo, por exemplo” (Djair de Souza)

Palestras para levantar as questões raciais

Durante a pandemia de Covid-19, em que as turmas estavam em aulas remotas, Djair promoveu duas lives voltadas para as questões de raça, gênero e identidade. Ao todo cerca de 900 estudantes participaram das lives que contaram com dois palestrantes convidados que explicaram sobre as desigualdades, mercado de trabalho, meritocracia e o movimento “Black Lives Matter”.

O primeiro convidado foi um professor universitário negro, que falou sobre questões do mercado de trabalho, trazendo estatísticas para mostrar as desigualdades raciais. O palestrante trouxe também algumas políticas públicas, como por exemplo as cotas raciais para concurso público. Para Djair é importante que os estudantes entendam os direitos que têm, os motivos para as políticas existirem e não se sintam envergonhados ou diminuídos por conseguirem uma vaga por cota, entendendo que a disputa não é justa e que merecem a vaga tanto quanto os outros.

A segunda convidada foi uma mulher negra americana, que falou sobre as discussões raciais que estavam acontecendo nos Estados Unidos e do movimento “Black Lives Matter”. A palestra foi toda em Inglês e as turmas de todos os anos do Ensino Médio participaram. Djair explica que a maior parte do corpo discente da escola é composto por negros, e, dessa forma, julgou importante trazer pessoas negras, bem-sucedidas, para falar sobre essas questões raciais, pois o professor entende que essas iniciativas impactam na aceitação de identidade dos estudantes.

“Nós temos um público majoritariamente negro e reconhecer-se como negro é uma dificuldade no Brasil. Você tem pessoas que têm pele escura que elas vão se tratar como moreno, como se fosse algo vergonhoso.” (Djair de Souza)

Esperança e luta pela fluência no Inglês

Djair aponta que um desafio que enfrenta é conseguir propor discussões, pois sempre esbarra nas dificuldades das turmas de se posicionarem sem ser na língua materna. Nesses casos, o Português é aceito como uma ferramenta para o andamento da discussão, sempre visando aumentar o vocabulário em Inglês. Segundo Djair, a sua luta é conseguir tornar estudantes fluentes no Inglês, e não apenas nas habilidades de fala e escrita, mas, também, no entendimento da língua, que sejam capazes de interpretar e se posicionar.

“Que a gente consiga metodologicamente encontrar um ponto de equilíbrio para trabalhar e atender esses anseios que são importantes da Base Nacional Comum Curricular, mas, ao mesmo tempo, ser capaz de dar subsídios para que os estudantes sejam falantes capazes e críticos também da Língua Inglesa.” (Djair de Souza)

É dessa forma que Djair de Souza contribui para as boas práticas em gênero e raça no ensino da Língua Inglesa, oferecendo conhecimento para a transformação de jovens. Ele é um dos professores entrevistados no Mapeamento de Boas Práticas em Gênero e Raça no Ensino da Língua Inglesa (conheça AQUI).

Temas: Professores; Ensino Médio; Inglês como lingua franca; Gênero e inclusão social; Identidade; Atividades pedagógicas

Tags: Inclusão; Raça; Ensino Médio; Ensino de Inglês; Identidades raciais; Mapeamento de Boas Práticas; Usos da língua; Educação Integral; Temas transversais; Experiências British Council

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/experience/mapeamento-de-boas-praticas-conhecimento-para-transformar/. Acesso em: 17 jun. 2022. © 2022 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

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