Thursday, June 23, 2022

ELT, Inclusion, Culture, Literacy and Diversity

O QUE É O LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO
E COMO ELE PODE SER APLICADO
NAS AULAS DE INGLÊS


Você sabe o que é letramento racial crítico ou já ouviu falar sobre o tema? Leia este artigo e descubra como essa ideia ajuda no ensino da Língua Inglesa.

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

22 jun. 2022



Ainda hoje, em grande parte do mundo, o racismo estrutural reflete no acesso às oportunidades. De que forma o letramento racial crítico pode modificar esse cenário?
Propostas como essa, que promovem a reeducação em torno das práticas adotadas pela sociedade, contribuem para o combate a uma estrutura opressora e podem significar mais oportunidades para jovens pretos e pardos.
Neste artigo, você vai compreender como alguns saberes necessários acerca do letramento racial crítico podem te ajudar.

O que é letramento racial crítico?

Trata-se de uma forma de desenvolver a compreensão das práticas racistas na estrutura social, a fim de refletir e questionar as posições de poder hegemônicas.
No podcast do Observatório ELT, a professora e mestranda da UFRRJ, Carolina Azevedo, define o letramento como o uso de ferramentas de leitura e escrita. Em outras palavras, é dar aos alunos oportunidades de conhecer outras perspectivas educacionais e, com isso, tornar o ensino mais humanizado e democrático.
Assim, o letramento racial crítico propõe sair de uma visão eurocentrista que pode permear a formação da Língua Inglesa, abordando teorias e contextos que não são tradicionalmente contemplados na educação.
Essa reeducação permite confrontar diversas formas de racismo — a ideia é engajar alunos e alunas para mostrar que o Inglês possui vários contextos e, além disso, envolver estudantes negros para que encarem o Inglês como parte da sua realidade.

Como reeducar a sociedade por meio dessa ideia?


No mesmo episódio do podcast, Alexsandro Santos, doutor em educação pela USP, enfatizou que o letramento racial crítico na educação não é algo simples, mas muito necessário.
Nesse sentido, é um processo de ensino que ocorre em três níveis: o suporte de recursos das secretarias de ensino, a administração eficiente da gestão escolar e a estratégia dos docentes.
Para reeducar a sociedade, portanto, é necessário não ter medo de tocar no assunto da desigualdade racial, propondo reflexões e desconstruindo conceitos por meio da Língua Inglesa.
Assim, colocar o letramento racial crítico em prática em uma sociedade estruturalmente racista é um desafio que necessita de todo o apoio pedagógico para provocar mudanças.
Além disso, é possível construir uma ponte entre Língua Inglesa e equidade étnico-racial, de maneira a impactar positivamente a vida de estudantes negros. Nesse contexto, o inglês abre portas tanto para novos propósitos de carreira quanto para acessar conteúdos ligados à sua realidade, como músicas, televisão e postagens em redes sociais.

Como o letramento racial crítico pode ser aplicado nas aulas de Inglês?


Com a explicação do conceito de letramento racial crítico, fica evidente que a sua aplicação deve ser resultado de um esforço conjunto de diferentes instituições. Contudo, professores podem fazer a sua parte diretamente em sala de aula.
Veja, a seguir, algumas dicas para envolver os estudantes nessa nova perspectiva de aprendizagem.

Mostre referências de autores negros
Nem sempre as referências e enredos presentes nos materiais pedagógicos da Língua Inglesa compreendem a história de pessoas negras, bem como suas origens e falares.
Com isso, uma forma de colocar em prática o letramento racial crítico é mostrar trechos de obras produzidas por pessoas pretas de renome na educação.
Utilize, por exemplo, poesias e contos de Alice Walker e Maya Angelou, escritoras com enorme prestígio na literatura afrocentrada infanto-juvenil.

Utilize a cultura como instrumento de ensino

Uma prática recorrente em escolas de Inglês é utilizar séries, filmes e músicas para praticar a pronúncia e a escuta do idioma.
Sendo assim, nada impede que você introduza obras desse universo desenvolvidas por pessoas negras e também trazendo o Inglês africano, a fim de compreender contextos fora do padrão hegemônico e explorar novos sotaques e usos da língua.
Assim, na prática do letramento racial crítico, é possível empregar esse uso cultural ao levar para os estudantes vídeos em redes sociais ou em serviços de streaming, podcasts, peças de teatro e assim por diante.

Faça com que a turma se reconheça nos projetos

Partindo do princípio de que a metodologia ativa é um instrumento eficiente de empoderamento dos estudantes, tal técnica também pode ser empregada no processo de letramento racial crítico.
Nesse sentido, é importante que os trabalhos e projetos abordem a realidade dos alunos negros, proporcionando-lhes, assim, um papel de protagonismo para contar suas histórias.
Desse modo, deve-se formular projetos em que haja muita interação com a Língua Inglesa, utilizando, por exemplo, a gamificação — incorporação de elementos de jogos digitais, como desafios, rankings e prêmios, o que remete ao universo dos jovens e expande o desenvolvimento cognitivo.

Explore a interdisciplinaridade no ensino da Língua Inglesa
Para que o letramento racial crítico seja efetivo, é preciso pensar também em uma estrutura interdisciplinar de ensino, abrangendo não somente a Língua Inglesa.
Um projeto em conjunto com docentes de história, por exemplo, pode abordar disputas territoriais na África e a relação do Inglês com as línguas locais, de modo a incentivar a conscientização sobre o tema e o engajamento no estudo da língua.
Além disso, promover feiras culturais pode ajudar a democratizar a Língua Inglesa na comunidade em que a escola se insere, bem como explorar diferentes vocabulários e envolver estudantes em atividades simultaneamente divertidas e educativas.

Em resumo, o letramento racial crítico é uma maneira de reeducar a partir da realidade de grupos minorizados. Por isso, é importante se aprofundar nesse campo para impulsionar a inclusão social na educação e, com isso, aprimorar o aprendizado dos alunos.

Temas: Inclusão; Cultura; Ensino de línguas; Diversidade; Letramento; Atividades pedagógicas

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/letramento-racial/. Acesso em: 23 jun. 2022. © 2022 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...