Thursday, June 30, 2022

ESL WORKSHEET - People and Places

LESSON PLAN FOR ENGLISH TEACHERS
CITIES AND PEOPLE


LinguaHouse
May 11, 2018


Level: Pre-Intermediate (A2-B1)
Type of English: General English
Tags: People and Places; Town and Country; Describing Places; Jobs; Vocabulary Lesson
Publication date: 05/11/2018

In this lesson plan, students learn words and phrases related to cities. Visual and text-based activities focus on city places, buildings, sights, and jobs. There is also an activity on words to describe cities. The lesson ends with a pairwork activity for students to discover what the world's most populated cities are. A small amount of preparation is needed before class.

  • CLICK HERE to download the student’s worksheet in American English.
  • CLICK HERE to download the student’s worksheet in British English.
  • CLICK HERE to download the teacher’s lesson plan in American English.
  • CLICK HERE to download the teacher’s lesson plan in British English.

Adapted from: https://www.linguahouse.com/esl-lesson-plans/general-english/cities-and-people. Accessed on June 30, 2022. © 2008–2022 LinguaHouse.com. All rights reserved.

ESL WORKSHEET - Homes and Buildings

LESSON PLAN FOR ENGLISH TEACHERS
BUYING A HOME


LinguaHouse
Oct. 4, 2016


Level: Upper-Intermediate (B2-C1)
Type of English: General English
Tags: Homes and Buildings; Vocabulary Lesson
Publication date: 10/04/2016

This worksheet presents key terms and expressions used by English speakers when buying a home. At the end of the lesson, students have a discussion about renting or buying a home.

  • CLICK HERE to download the student’s worksheet in American English.
  • CLICK HERE to download the student’s worksheet in British English.
  • CLICK HERE to download the teacher’s lesson plan in American English.
  • CLICK HERE to download the teacher’s lesson plan in British English.

Adapted from: https://www.linguahouse.com/esl-lesson-plans/general-english/buying-a-home. Accessed on June 30, 2022. © 2008–2022 LinguaHouse.com. All rights reserved.

CMSP - ENGLISH LESSON - 6th year

HOW OFTEN DO YOU PLAY VIDEO GAMES?
REVIEW (Intensive Study Week)
June 28, 2022



Aula de Inglês do Centro de Mídias da Educação de São Paulo para os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, ministrada pelo professor Edmundo Gomes Júnior. A aula contemplou as seguintes habilidades da BNCC e do Currículo Paulista de Língua Inglesa:
  • (EF06LI10) Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line) para construir repertório lexical.
  • (EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
  • (EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.
  • (EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.
  • (EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
  • (EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
  • (EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
  • (EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.
  • (EF06LI25) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira / comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.
  • (EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
Os slides dessa aula podem ser encontrados AQUI, e o roteiro para a realização das atividades em um contexto híbrido, AQUI.

CMSP - ENGLISH LESSON - 7th year

CAN YOU INTERVIEW A CLASSMATE?
June 28, 2022



Aula de Inglês do Centro de Mídias da Educação de São Paulo para os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, ministrada pelo professor Rafael Augusto da Silva. A aula contemplou as seguintes habilidades da BNCC e do Currículo Paulista de Língua Inglesa:
  • (EF07LI02) Aplicar conhecimentos linguísticos para entrevistar colegas, expor ideias, relatar fatos, obter informações pessoais e de familiares, como idade, profissão, preferências, referindo-se a ações rotineiras e/ou vivenciadas no passado.
  • (EF07LI04) Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.
  • OBJETOS DE CONHECIMENTO: ouvir e compreender um trecho de entrevista em um talk show; aprender e usar yes-no questions e wh-questions; criar perguntas e entrevistar um colega.
Os slides dessa aula podem ser encontrados AQUI.

CMSP - ENGLISH LESSON - 8th year

2nd Term: WHAT DID WE LEARN?
June 27, 2022



Aula de Inglês do Centro de Mídias da Educação de São Paulo para os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, ministrada pelo professor Edmundo Gomes Júnior. A aula contemplou as seguintes habilidades da BNCC e do Currículo Paulista de Língua Inglesa:
  • (EF08LI13) Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
  • (EF08LI15) Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
  • (EF08LI05) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
  • (EF08LI03) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.
  • (EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar / comunicar / falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.
  • (EF08LI12) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • (EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.
Os slides dessa aula podem ser encontrados AQUI, e o roteiro para a realização das atividades em um contexto híbrido, AQUI.

CMSP - ENGLISH LESSON - 9th year

ENERGY: DO YOU SAVE IT?
June 27, 2022



Aula de Inglês do Centro de Mídias da Educação de São Paulo para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, ministrada pelo professor João Franco Júnior. A aula contemplou as seguintes habilidades da BNCC e do Currículo Paulista de Língua Inglesa:
  • (EF09LI01) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
  • (EF09LI05) Identificar recursos de persuasão (escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.
  • (EF09LI11) Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).
  • (EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
Também foram contempladas as seguintes habilidades de Ciências:
  • (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedida.
  • (EF08CI17*) Discutir e propor o uso da energia de modo confiável, sustentável, moderno e economicamente acessível para todos.
  • (EF08CI18*) Investigar o processo de produção e o consumo de equipamentos eletrônicos e argumentar com criticidade sobre o impacto na saúde individual e coletiva das pessoas, propondo modos de consumo mais sustentáveis.
  • OBJETOS DE CONHECIMENTO: recursos de persuasão; escrita: construção da persuasão; a língua inglesa e seu papel no intercâmbio científico, econômico e político; preservação da biodiversidade*; fontes e tipos de energia*; transformação de energia*; uso consciente de energia elétrica*.
*Objetos de Conhecimento referentes ao componente Ciências

Os slides dessa aula podem ser encontrados AQUI, e o roteiro para a realização das atividades em um contexto híbrido, AQUI.


Wednesday, June 29, 2022

ENGLISH TIPS - Web Vocabulary

TROLL, DOWNLOAD, CLICKBAIT
E OUTRAS PALAVRAS EM INGLÊS
DA INTERNET E REDES SOCIAIS


Descubra o significado de vários termos e palavras em Inglês que estão presentes no dia a dia das redes sociais e da internet, de modo geral.

Por Redação Wizard
24 de junho de 2022


As redes sociais e a internet, de modo geral, têm diversos termos e palavras em Inglês que descrevem ações, técnicas e ferramentas, entre outros. É o caso de admin, app, browser, SEO. Em muitos casos, as pessoas utilizam esses termos sem saber o exato significado deles.
Se você se identifica com isso, continue a leitura para descobrir o significado de diversas palavras relacionadas à internet e à tecnologia.

Palavras em Inglês comuns na internet e nas redes sociais

Admin
É a abreviação de administrator, ou administrador, pessoa responsável por um site ou grupo na internet. Caso precise falar sobre uma regra de um fórum, por exemplo, pode procurar o admin para se manter bem-informado.

App

É a abreviação de application, ou aplicativo, precisamente aquele que você baixa para usar no seu smartphone. Também pode ser um programa baixado e instalado no computador de mesa ou no notebook (laptop).

Avatar
Ícone ou símbolo que representa alguém em uma comunidade on-line, que pode ser um fórum na internet ou na rede de jogadores de um game. Até na Netflix é possível determinar um avatar para o perfil da sua conta.

Banner
Anúncio em uma página de internet que tem o formato de barra, coluna ou caixa. Ele exibe propagandas de produtos ou serviços.

Blog
Página de internet que produz e compartilha artigos sobre um ou mais assuntos. O blog pode ser de uma pessoa física ou de uma empresa.

Browser
O browser, ou navegador, é o programa de computador no qual você navega pelas páginas da internet. O Chrome é o mais famoso na atualidade, há também o Microsoft Edge e o Firefox, mas outros como o Internet Explorer e o Opera já fizeram história.

Cache
Arquivo temporário que fica guardado no seu dispositivo, seja ele um smartphone ou computador. Quando você acessa um site, por exemplo, o cache ajuda a carregar a página mais rapidamente.

Chat
Tem duas utilizações.
A primeira é como verbo, quando você indica que quer falar/conversar com alguém.
A segunda é como substantivo, ou seja, pode ser utilizado para se referir a um bate-papo ou a uma sala de conversa.

Click
Como verbo, click significa a ação de clicar em um link, em um botão, em uma imagem e por aí vai; como substantivo, ele serve para indicar um ato, como “o clique em um botão no formulário”.

Clickbait
É aquela chamada sensacionalista que promete algo e não entrega, porque o objetivo dela é te fazer clicar e acessar o conteúdo.

Cloud Computing
É a computação em nuvem, ou seja, quando arquivos e até programas ficam armazenados em servidores remotos e você pode acessá-los pela internet. O Google Drive, por exemplo, funciona dessa maneira.

Comments
Comentários deixados em uma publicação na internet, independentemente de qualquer plataforma. Pode ser em um post de rede social, artigo de blog ou até opinião de usuários em uma loja on-line.

DM
Também conhecida como Direct Message. Trata-se de uma mensagem privada a qual somente o remetente e o destinatário têm acesso.

Domain Extension or Domain Suffix
Sabe a extensão após o nome do site, que geralmente termina em .com ou .com.br? Ela é chamada de Domain Extension ou Domain Suffix.

Domain Name
É o nome do site antes do Domain Extension ou Domain Suffix. Por exemplo, este texto é do site da Wizard. Depois do nome vem a extensão de domínio .com.br.

Down
Indica a queda de um site ou serviço, ou seja, quando não está em operação.

Download
É utilizado como verbo, ou seja, fazer o download. Significa baixar algo, que pode ser uma mídia.

E-commerce
Refere ao comércio eletrônico ou à loja virtual, como Americanas, Submarino, Magazine Luiza, Amazon e outras.

FAQ
FAQ é a sigla para Frequently Asked Questions (perguntas feitas frequentemente), ou seja, é o conjunto de dúvidas frequentes que os usuários de um site tem ou podem ter. Eles leem esse documento para entender o funcionamento daquele ambiente.

Filter
O conhecido filtro que as pessoas utilizam nas redes sociais. Também pode ser uma barreira colocada em dispositivos e sites para impedir o acesso de determinado público, como as crianças em uma página sobre bebidas alcoólicas.

Follow
Utilizado como verbo, para indicar o ato de seguir algo ou alguém. É como se inscrever para receber o conteúdo de determinada conta.

Follower
Seguidor. Quando você segue alguém, torna-se follower da pessoa ou da conta.

Format File
Formato do arquivo, que pode ser gif, jpg ou png em uma imagem; html, htm, php, asp em uma página de um site; mp3 em um áudio ou mp4 em um vídeo.

GIF
Abreviação de graphics interchange format. É o formato animado de imagem. É comumente utilizado em memes.

Icon
Representação visual de algo. O ícone do amor, por exemplo, é um coração.

Inbox
Espaço onde chegam suas direct messages
O termo inbox significa “dentro da caixa”. No contexto das redes sociais, o vocábulo está associado ao envio de mensagens privadas numa determinada plataforma. Ou seja, ao enviar uma mensagem no direct do Instagram, Messenger do Facebook ou até mesmo Telegram, você está se comunicando via inbox.

Keyword
Palavra-chave, ou seja, palavra ou termo que resume o que determinado assunto está tratando.

Meme
Conteúdo em imagem, vídeo ou gif relacionado a humor. Espalha-se de forma viral via internet.

Password
Senha, um código secreto que você utiliza para ter acesso privado a seus aplicativos, contas, redes sociais e outros espaços.

Podcast
Programa de áudio similar ao veiculado pelo rádio, mas é apresentado em plataformas de streaming.

SEO
Abreviação de Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de busca. Trata-se de um conjunto de técnicas que otimiza uma ou mais páginas da internet para que elas fiquem bem posicionadas em sistemas de busca, como o Google.

Social Media
Sites, aplicativos e plataformas onde as pessoas podem compartilhar conteúdo e se comunicar com outros membros.

Spam
Conteúdo indesejado que pode chegar no inbox das redes sociais ou caixa de e-mail. Alguns spams são bem perigosos, pois vêm com links para roubar dados e senhas.

Subscribe
É utilizado como verbo, pois denota a ação de se inscrever. A inscrição pode ser em uma newsletter, serviço gratuito ou pago de mensagens sobre determinado tema, ou um canal no YouTube.

Troll
É o usuário que prega peças ou que faz piada das postagens. Ele provoca emocionalmente os demais membros de uma comunidade.

Upload
Também é utilizado como verbo. Fazer um upload significa subir determinado conteúdo para a internet. É o que acontece quando você guarda fotos no Google Drive, ou seja, faz o upload das imagens para uma pasta nesse serviço.

Username
Trata-se do nome de usuário, normalmente com o famoso arroba, como no Twitter e no Instagram: @username.

Adaptado de: https://www.wizard.com.br/cultura/troll-download-clickbait-e-outras-palavras-em-ingles-da-internet-e-redes-sociais/. Acesso em: 29 jun. 2022. Copyright © 2022 Wizard by Pearson. Todos os direitos reservados.

Tuesday, June 28, 2022

ELT, Inclusion and Public Education

ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA:
CENÁRIO ATUAL E PRINCIPAIS DESAFIOS


O ensino de Inglês na escola pública enfrenta várias dificuldades de ordem institucional, formativa e social. Entenda melhor este cenário e sua estrutura.

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

28 jun. 2022



Apesar de o ensino de Inglês e línguas adicionais na escola pública ser previsto e regulamentado pela lei e por parâmetros curriculares, não é novidade que sua realidade e a forma como está estruturado estão permeados de desafios, que vão desde falta de recursos e investimento nas escolas até a desvalorização do corpo docente.
Tampouco é novo o fato de que o conhecimento do idioma Inglês é extremamente importante para a formação profissional e cultural de um indivíduo. Considerada língua de comunicação internacional, sua relevância é inegável em contextos como trabalho, estudos e viagem, mas não apenas isso. Saber Inglês abre portas para estudantes em termos de trocas interculturais e exercício do seu protagonismo.
No entanto, o acesso ao ensino do idioma nas escolas públicas está longe de ser o ideal. Nesse caminho, a pandemia contribuiu para tornar esse abismo ainda mais profundo.
Durante o longo período em que aulas presenciais foram suspensas e o ensino remoto foi estabelecido, a evasão escolar, que já era significativa, aumentou 171%, o que significa que mais de 200 mil crianças e jovens estavam fora da escola em 2021, agravando ainda mais esse cenário.
Neste artigo, vamos falar sobre a estrutura do ensino do idioma nas escolas públicas, abordar seus principais desafios e elencar algumas propostas e soluções para contornar as dificuldades.

A importância do Inglês na formação cidadã

Muito se fala sobre o papel do Inglês para a conquista de um trabalho e também para viagens, vestibular e outros contextos. Instituições privadas e o mercado de trabalho frequentemente salientam a importância da fluência no idioma para poder participar de um processo seletivo ou atingir cargos de gestão, por exemplo.
Nesse sentido, pesquisas mostram que 91% das empresas exigem Inglês em seus processos seletivos. Paralelamente, outro estudo citado na mesma matéria apontou que menos de 3% da população brasileira é de fato fluente no idioma, o que é um grande indicativo da exclusão e falta de diversidade em empresas.
Quando o assunto é a escola pública, sabemos que estudantes enfrentam outras dificuldades além do Inglês para ter acesso a vagas nas universidades e em processos seletivos em grandes corporações.
Nesse cenário, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) procura propor uma abordagem diferente para o ensino da língua na escola pública, já que a importância do Inglês para crianças e jovens vai além da visão tradicional de trabalho e viagem.
Por ser uma lingua franca, o Inglês pode ser visto mais como um patrimônio global do que como um modelo britânico ou americano. Isso permite o estabelecimento de um conceito mais flexível e aberto do idioma.
Essa concepção é importante para possibilitar que as aulas se tornem mais dinâmicas, vivas e próximas da realidade e das demandas dos estudantes brasileiros, sem a obrigatoriedade de atingir um estereótipo de um falante ideal da língua.
Essa perspectiva e o contato, nas aulas, com produções reais de Inglês de falantes de outras partes do mundo colaboram para que o estudante se aproprie do seu processo de ensino e aprendizagem e se veja como protagonista nessa jornada.
Dessa maneira, o Inglês rompe barreiras e deixa de ser visto somente como uma forma de acesso a uma empresa ou para uma viagem específica, mas, sim, um instrumento que viabiliza diálogo com o mundo, conhecimento de outras culturas e até mesmo a possibilidade de comunicar sua própria cultura.
Nesse sentido, para começarmos a falar sobre o ensino de Inglês na escola pública, essa mudança de ponto de vista é bem-vinda a fim de tornar a língua mais próxima, relevante e legítima para jovens e crianças.
Assim, ressignificar o Inglês como uma ferramenta para comunicação cultural liberta estudantes e docentes da ideia de métodos tradicionais que impõem padrões de proficiência e pronúncia ideais, que se aproximam dos falantes nativos. Dessa forma, a diversidade é valorizada e o aprendizado de Inglês se torna um instrumento muito mais valioso para conhecer o outro e a si mesmo.

A estrutura do Inglês na escola pública

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), bem como a Constituição Federal, são instâncias que regulamentam e preveem o ensino de línguas estrangeiras, como o Inglês, nas escolas públicas. No entanto, a realidade de como as aulas do idioma são ofertadas carece de parâmetros de acordo com as etapas de ensino ao longo do território nacional.
É importante ressaltar que, com a BNCC, o ensino da língua se tornou obrigatório a partir dos anos finais do Ensino Fundamental. Em outras palavras, a partir do 6° ano, todas as escolas brasileiras devem ter o Inglês em suas grades.
Apesar disso, estados e municípios têm autonomia para decidir muitos elementos relacionados às aulas de idiomas na Educação Básica, como a carga horária, o conteúdo e habilidades que serão trabalhados, entre outros aspectos.
Conforme aponta a pesquisa O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira, do British Council, mais de 80% das aulas de Inglês nas redes municipais e estaduais têm apenas um ou dois tempos de aula (de cerca de 50 minutos) por semana, o que é um tempo muito inferior ao dedicado às outras disciplinas.
Somado a isso, o ensino de Língua Inglesa não conta com indicadores de desempenho, como é o caso de outras disciplinas como a Matemática. Isso dificulta o acompanhamento, mensuração e avaliação de resultados.
Em suma, as pesquisas e experiências apontam a necessidade de melhorar as estratégias e o planejamento em prol da qualidade da oferta do idioma, do nível municipal ao estadual e federal.

Os principais desafios do ensino de Inglês na escola pública

A forma como o Inglês na escola pública está estruturado já é em si um desafio, como mencionado acima. Além desse contexto, existem outros fatores que complicam o processo de ensino e de aprendizagem para estudantes e docentes. Vamos detalhar alguns aspectos a seguir.

Titulação docente inadequada
Para começar, um ponto que precisa ser destacado é a formação docente. De acordo com dados de pesquisa realizada pelo Observatório, grande parte dos professores do idioma não cursou Letras com a especialização necessária para lecionar a Língua Inglesa.
No mais, poucos docentes de Inglês possuem algum tipo de certificado de proficiência no idioma. Isso pode ser atribuído à falta de exigências padronizadas sobre essa questão.

Falta de recursos didáticos
Um aspecto determinante para qualquer aula e que é problemático no ensino de Inglês na escola pública é a falta ou inadequação de materiais didáticos.
Aulas de idiomas devem envolver fundamentalmente atividades que propiciem a interação e a prática da língua para que estudantes tenham um maior engajamento no processo. Em vista disso, a dificuldade reside justamente na carência de ferramentas, sobretudo as tecnológicas, que proporcionem essas atividades.
Quando presentes, itens como computadores, aparelhos de som e imagem e jogos muitas vezes precisam ser compartilhados com professores de outras disciplinas, e podem até mesmo encontrarem-se quebrados.
Com relação ao material mais comum disponível, o livro didático, esse também representa, de certa forma, um desafio à parte. Segundo a pesquisa do British Council, para 42% dos docentes que têm de fato acesso a livros didáticos de Inglês, esses não são atrativos para a realidade dos alunos e, por vezes, contam com um conteúdo muito avançado para o nível que se consegue atingir em sala de aula, alargando ainda mais o abismo entre jovens e crianças e o ensino de Inglês.

Inglês não é visto como prioridade

Uma das queixas principais de professores de Inglês é o tratamento dispensado ao componente curricular no dia a dia das escolas, apontam os dados do British Council. Nesse sentido, o sentimento de que seu trabalho é desvalorizado pode minar a atuação e o desempenho de docentes do idioma.
Conforme mencionado, nas escolas onde a língua é ofertada, as aulas de Inglês somam poucos tempos de aula e a matéria é vista como secundária e não tão essencial como Matemática e Língua Portuguesa.
Além disso, de acordo com a mesma pesquisa do British Council, docentes relatam ter que ceder seu tempo de aula para outras atividades escolares (como ensaios para festas de fim de ano), terem suas aulas alocadas nos piores horários e ainda serem pressionados a aprovar alunos com nota insuficiente.
Dessa forma, a postura da escola somada à própria situação de vulnerabilidade social de grande parte dos jovens e crianças das escolas públicas resulta no fato de que muitos não percebem a relevância do idioma para sua formação pessoal e profissional.
Nesse contexto, o Inglês é efetivamente percebido como um “luxo”, algo fora da realidade e do alcance desses estudantes. Assim, essa perspectiva apenas contribui para reforçar a exclusão social e impedir que alunos tenham acesso a oportunidade de realizar mudanças significativas em suas vidas.

Planejamento de aulas e formação continuada

Aulas de Inglês bem-sucedidas precisam ser, na opinião de docentes que responderam à pesquisa do British Council, mais lúdicas, coletivas e interativas para gerar engajamento dos alunos e envolvimento prático com a língua. Isso exige planejamento por parte dos docentes, que precisam de tempo para criar as atividades práticas que serão propostas em sala.
Todavia, a falta de material e apoio para o planejamento é uma queixa entre professores. Muitos se sentem desamparados e sem acesso a conteúdos didáticos que possam ajudá-los nesse processo.
Tal sensação de desamparo pode ser também um reflexo da carência de formação continuada. Para continuar atualizando conhecimentos, métodos e técnicas, professores precisam continuar estudando. Por meio de cursos, seminários e programas de formação, os profissionais podem conhecer materiais e práticas pedagógicas inovadoras e diferentes.
No entanto, essa realidade ainda não é comum — segundo os dados do British Council, a maior parte do corpo docente não tem acesso à formação continuada. As justificativas principais são falta de tempo e baixa oferta pelo sistema público. Muitos professores que buscam continuar estudando precisam fazer esse investimento do próprio bolso, o que é caro, e encontrar um horário que não entre em conflito com sua carga de trabalho.

Salas de aula lotadas e heterogêneas
Por fim, outro desafio que merece destaque é a superlotação das turmas. Além do fato da maioria dos docentes estarem sobrecarregados com diversas aulas por semana, turmas lotadas podem atrapalhar muito o andamento das atividades em aulas de idiomas.
No mais, um aspecto apontado por professores que responderam à pesquisa do British Council é a heterogeneidade das turmas em relação ao conhecimento de Inglês. Isso torna difícil acompanhar e auxiliar estudantes com maior dificuldade no idioma. Portanto, constitui um obstáculo para que professores imprimam um ritmo na aula e adotem um conteúdo que seja relevante a todos.

Caminhos e propostas para o ensino de Inglês na escola pública

Como podemos perceber ao longo deste conteúdo, são muitos os desafios do ensino de Inglês na rede pública, os quais têm origem estrutural, formativa e até mesmo da vulnerabilidade social na qual muitos estudantes e suas famílias estão inseridos.
Em muitas situações, professores de idiomas trilham um caminho solitário, tendo eles mesmos que investir em sua formação, no planejamento das aulas e na resolução de recursos para aprimorar suas aulas. A maioria deles está sobrecarregada e se sente desvalorizada.
Logo, uma potencial solução seria o investimento e incentivo à formação docente e formação continuada, ampliando a oferta de cursos de complementação pedagógica. Além disso, as redes de ensino deveriam contratar apenas docentes graduados com habilitação para lecionar a Língua Inglesa ou criar estratégias para que o corpo docente atual adquira a titulação necessária.
Em relação às instituições, uma proposta interessante seria o estabelecimento de metas e indicadores para o ensino da Língua Inglesa. Isso facilitaria a definição de parâmetros e o acompanhamento dos resultados, podendo contribuir para a melhoria da qualidade nas aulas.
Mesmo diante de tantos obstáculos, nota-se que o ensino do Inglês na escola pública se destaca pelo seu potencial, uma vez que é um instrumento de transformação, em especial para a individualidade e realidade de jovens e crianças.
Além disso, a Língua Inglesa pode ter um impacto positivo na dinâmica da própria comunidade escolar, contribuindo com elementos diferentes e interessantes que podem enriquecer o processo de aprendizagem como um todo.

Temas: Inclusão; Ensino Público; Ensino de Inglês; Ensino de Línguas

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/ingles-na-escola-publica/. Acesso em: 28 jun. 2022. © 2022 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

ESL WORKSHEET - Food, Shop and Small Business

LESSON PLAN FOR ENGLISH TEACHERS
AT THE DELI


LinguaHouse
Jun. 27, 2022


Level: Elementary (A1-A2)
Type of English: General English
Tags: Food and Drink; Shops and Services; Small Business; Customer Service; Shopping; 18+ Years Old; 16-18 Years Old; 13-15 Years Old; Situation Based
Publication date: 06/27/2022

Students learn how to handle food shopping situations typical of delicatessens or small food shops. They define types of containers and packaging and practice making face-to-face requests for information and service. The lesson gives practice in listening and speaking, and there is also a short self-evaluation checklist. An optional extension activity gives students a chance to talk about sandwich world records (by Stephanie Hirschman).

  • CLICK HERE to download the student’s worksheet in American English.
  • CLICK HERE to download the student’s worksheet in British English.
  • CLICK HERE to download the teacher’s lesson plan in American English.
  • CLICK HERE to download the teacher’s lesson plan in British English.
  • CLICK HERE to download/listen to the audio in American English.
  • CLICK HERE to download/listen to the audio in British English.

AUDIO TRANSCRIPT

Staff: Good morning!
Customer: Hi!... Wow - what a great shop!... There are so many different kinds of foods in here, and they all look so delicious!
Staff: Well, we’re only a small shop, but we try to give our customers lots to choose from. What can I help you with today?
Customer: I have a list here... OK, first, I’m looking for a packet of pasta, but it’s a special shape of pasta, like a butterfly.
Staff: Yes - that butterfly shape is called farfalle. They’re just behind you, on that shelf at the top.
Customer: Oh, yes. I see them. Great... And where can I find the tomatoes?
Staff: Those are on the same shelf at the bottom.
Customer: Hmm... These are only half a pound, so I need two cans... Now, let me see - oh yes, I’d like some parmesan cheese too.
Staff: Of course. How much would you like?
Customer: Can I have about 7 ounces?
Staff: Certainly. I’ll just wrap that up for you...
Customer: Those olives look delicious. Please give me some of the green ones.
Staff: Yes. These are from Greece - they’re really good. I’ll put some in a container for you... Here - is this OK?
Customer: Can I have a little more?
Staff: How about this?
Customer: That’s fine. Thanks. And do you have any cooked meat for sandwiches?
Staff: Yes, that’s at the side here.
Customer: This kind looks nice. I’ll take four slices, please.
Staff: Sure, I’ll just cut those for you.
Customer: Perfect. That’s everything!
Staff: OK, if you come to the front of the shop with me, you can pay by cash or card.

Adapted from: https://www.linguahouse.com/esl-lesson-plans/general-english/at-the-deli. Accessed on June 28, 2022. © 2008–2022 LinguaHouse.com. All rights reserved.

ESL WORKSHEET - Camping

LESSON PLAN FOR ENGLISH TEACHERS
VAN LIFE


LinguaHouse
Jun. 1, 2021


Level: Upper-Intermediate (B2-C1)
Type of English: General English
Tags: Homes and Buildings; Travel and Leisure; Transport; Seasons; Types of Holiday; Article Based
Publication date: 06/01/2021

Students compare different types of camping accommodation before listening to a campsite dialogue about a camper van and reading a short article about the history of the iconic VW Transporter. The lesson includes vocabulary development, including the suffixes -able and -ize, and concludes with discussion questions and a design challenge (by Stephanie Hirschman).

  • CLICK HERE to download the student’s worksheet in American English.
  • CLICK HERE to download the student’s worksheet in British English.
  • CLICK HERE to download the teacher’s lesson plan in American English.
  • CLICK HERE to download the teacher’s lesson plan in British English.
  • CLICK HERE to download/listen to the audio in American English.
  • CLICK HERE to download/listen to the audio in British English.

AUDIO TRANSCRIPT

Fern: Now, where’s the coffee truck? Hang on, is that Steve? I think it is. Steve! Steve!
Steve: Wow, Fern, what a great surprise! I didn’t know that you were coming to the festival! Ellen and I come every year. Are you having a good time?
Fern: Yeah, the music is great. It’s too bad about the weather though.
Steve: Yeah, I know what you mean. That’s why we got a camper van.
Fern: Is this yours? The colors are amazing. Did you choose them?
Steve: Yeah! Isn’t she beautiful? We call her Ronnie. We wanted her to be easily recognizable so we could find her, even in the dark. Let me show you around.
Fern: Yes, please.
Steve: So, we have a little kitchen with a tiny fridge and stove. And the table is removable, so we only get it out when we want to eat.
Fern: That’s so cute! And where do you sleep?
Steve: The roof is adjustable. It pops up to make a sleeping area. It’s quite comfy up there.
Fern: It’s all so clever! What a great design!
Steve: Thanks! I’m pretty proud of it, actually. We did it ourselves. The basic van is adaptable, so you can choose the features and layout that you want.
Fern: I guess it was expensive.
Steve: Yeah, but we’ve always wanted one. We had to save up for a couple of years. It’s true that some classic models of the VW Transporter are very collectible, which pushes the price up. But Ronnie was more affordable than you’d think.
Fern: And I guess you’re saving money on your vacations.
Steve: Exactly.
Fern: I wish I had a camper van!

Adapted from: https://www.linguahouse.com/esl-lesson-plans/general-english/van-life. Accessed on June 27, 2022. © 2008–2022 LinguaHouse.com. All rights reserved.

ESL WORKSHEET - E-commerce

LESSON PLAN FOR ENGLISH TEACHERS
PREDICTIVE SHOPPING


LinguaHouse
Apr. 27, 2014



Level: Upper-Intermediate (B2-C1)
Type of English: Business English
Tags: E-Commerce; Article Based
Publication date: 04/27/2014

The topic of this lesson plan is predictive shopping – how technology companies are predicting buyers’ behavior by collecting data. Students read about a method developed by Amazon called ‘anticipatory shipping’.

  • CLICK HERE to download the student’s worksheet in American English.
  • CLICK HERE to download the student’s worksheet in British English.
  • CLICK HERE to download the teacher’s lesson plan in American English.
  • CLICK HERE to download the teacher’s lesson plan in British English.

Adapted from: https://www.linguahouse.com/esl-lesson-plans/business-english/predictive-shopping. Accessed on June 27, 2022. © 2008–2022 LinguaHouse.com. All rights reserved.

ESL WORKSHEET - Travel, Leisure and Holidays

LESSON PLAN FOR ENGLISH TEACHERS
TRAVEL AND HOLIDAYS


LinguaHouse
Mar. 30, 2012



Level: Upper-Intermediate (B2-C1)
Type of English: General English
Tags: Travel and Leisure; Types of Holiday; Vocabulary Lesson
Publication date: 03/30/2012

In this lesson, students learn and practice vocabulary related to travel and holidays.

  • CLICK HERE to download the student’s worksheet in American English.
  • CLICK HERE to download the student’s worksheet in British English.
  • CLICK HERE to download the teacher’s lesson plan in American English.
  • CLICK HERE to download the teacher’s lesson plan in British English.

Adapted from: https://www.linguahouse.com/esl-lesson-plans/general-english/travel-and-holidays. Accessed on June 27, 2022. © 2008–2022 LinguaHouse.com. All rights reserved.

Monday, June 27, 2022

ENGLISH TIPS - Any

Plural depois de ANY é obrigatório?


ENGLISH IN BRAZIL
Paula Carnasciali
June 2022


Precisamos usar o plural depois da palavra “ANY” em perguntas e frases negativas? Será que existe alguma exceção? É algo que parece simples, mas nem sempre é tão óbvio assim...


Hi! O plural na palavra brothers é obrigatório na frase: “I don’t have any brothers? Or can I say “I don’t have any brother” as well?
Dúvida da estudante Beatriz da Cruz, do curso English in Brazil, 
na aula “Falando sobre a família”

Depois da palavra any nesta frase, devemos, sim, usar o plural de countable nouns. Os substantivos contáveis são pessoas, animais, lugares, coisas ou ideias que podem ser contadas em Inglês. Veja outros exemplos:
  • “Do you have any further questions?” (Você tem mais alguma pergunta?)
  • “Do we need any eggs for this recipe?” (Precisamos de ovos para esta receita?)
  • “Do you want any fries to go with it?” (Quer fritas para acompanhar?) 🍟
Portanto, se você ouvir a pergunta “Do you have any brothers or sisters?” já sabe que a pessoa quer saber se você tem algum irmão ou irmã. Mesmo que a versão em Português seja no singular, em Inglês usamos o plural após a palavra “any” para responder.

Não peça UMA ajuda em Inglês!

Já um uncountable noun é um substantivo que normalmente se refere a uma substância indefinida, massa, líquido, pó ou a uma noção abstrata, e que, em Inglês, não pode ser usado com o artigo indefinido (a / an) ou no plural. Veja alguns exemplos:
  • “Do you have any experience abroad?” (Você tem alguma experiência no exterior?)
  • “Do you need any help?” (Você precisa de alguma ajuda?)
  • “Does she want any coffee?” (Ela quer café?) ☕
A noção de substantivo não contável é incomum para aprendizes brasileiros; por essa razão, frequentemente cometemos erros de transferência, isto é, erros que são resultado do uso de elementos de uma língua enquanto se fala outra.

Se quiser se aprofundar nesses estudos, confira algumas fontes:

🔎 Countable? Uncontable? Both? Substantivos do Inglês e suas polêmicas… (October 13, 2011). Curso English in Brazil. https://englishinbrazil.com.br/2011/10/countable-uncontable-both-substantivos-do-ingles-e-suas-polemicas.html. Accessed on June 27, 2022.

🔎 What Are Uncountable Nouns And How Do You Use Them? (April 21, 2021). Thesaurus.com. https://www.thesaurus.com/e/grammar/uncountable-nouns/. Accessed on June 27, 2022.

‌🔎 Countable and uncountable nouns 1. (January 1, 2007). LearnEnglish. https://learnenglish.britishcouncil.org/grammar/a1-a2-grammar/countable-and-uncountable-nouns-1
Accessed on June 27, 2022.

Adaptado de: https://englishinbrazil.com.br/2022/06/plural-depois-de-any-e-obrigatorio.html. Acesso em: 27 jun. 2022. © 2022 English in Brazil Produtos Digitais Ltda. Todos os direitos reservados.

ENGLISH ATPC - Early Years - 27jun2022

ATPC - ANOS INICIAIS - CMSP
LÍNGUA INGLESA: STEAM
27 de junho de 2022



ATPC de Língua Inglesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental realizada em 27/06/2022 pela equipe do Centro de Mídias da Educação de São Paulo, sob a responsabilidade das professoras Alexandra Granato Ribeiro, Renata Cristina Alves, Terezinha Marisa Ribeiro de Oliveira e Kimie Simokomaki. Os objetivos desta formação são:
  • compreender a abordagem STEAM e sua importância para as aulas de Língua Inglesa nos anos iniciais;
  • incentivar o desenvolvimento e gosto pelas ciências a partir das aulas de Língua Inglesa.
Os slides desta ATPC podem ser encontrados AQUI.

Saturday, June 25, 2022

ESL WORKSHEET - South Africa

LESSON PLAN FOR ENGLISH TEACHERS
VISITING SOUTH AFRICA


LinguaHouse
Jun. 21, 2022


Level: Upper-Intermediate (B2-C1)
Type of English: General English
Tags: People and Places; Environment and Nature; Historical Events; Travel and Leisure; 16-18 Years Old; 18+ Years Old; Visiting Places; Video Talk; Article Based
Publication date: 06/21/2022

In this lesson students will learn about South African landmarks, geography and history and get some ideas of what to see and do if they visit South Africa. This lesson offers plenty of speaking practice and reading skills will also be tested. There is an optional extension on South African vocabulary and also a video-based presentation (by Gillian Smylie).

  • CLICK HERE to download the student’s worksheet in American English.
  • CLICK HERE to download the student’s worksheet in British English.
  • CLICK HERE to download the teacher’s lesson plan in American English.
  • CLICK HERE to download the teacher’s lesson plan in British English.
  • CLICK HERE to download/listen to the audio (MP3).
  • CLICK HERE to download/watch the video (MP4).


AUDIO/VIDEO TRANSCRIPT

Exploring Mpumalanga in South Africa is a photographer’s dream.
You sense the vastness of the place.
It’s probably one of the most beautiful landscapes I’ve ever seen.
In a single day, you can go from rugged mountains to these vast plains.
You add this dimension of “big game” and it makes it a totally unique experience.
This landscape is really meant to be explored and experienced, and doing things like this really gives me a sense of the place.
There’s something unique about watching the sunset over a South African landscape.
It gives this incredible light that you don’t see anywhere else.
It’s truly a spectacular experience.


Adapted from: https://www.linguahouse.com/esl-lesson-plans/general-english/visiting-south-africa. Accessed on June 25, 2022. © 2008–2022 LinguaHouse.com. All rights reserved.

ENGLISH - Materiais Digitais 2025

MATERIAIS DIGITAIS - SEDUC ENGLISH - LÍNGUA INGLESA 1º bimestre de 2025 Já estão disponíveis no site do repositório da SEDUC todos os...