Friday, February 18, 2022

ENGLISH - Policy Paper II

PUBLICAÇÃO APONTA CAMINHOS
PARA A FORMAÇÃO DOCENTE


Policy paper do Observatório discute a formação para ensinar a Língua Inglesa e aponta caminhos para gestores da área.

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

18 fev. 2022


O Observatório para o Ensino da Língua Inglesa lançou, nesta quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022, o policy paper “Políticas de Formação Docente: Caminhos para a Área de Língua Inglesa”.

A publicação foi produzida com exclusividade para o Observatório pelos professores doutores Vander Viana (University of East Anglia) e Telma Gimenez (Universidade Estadual de Londrina) no âmbito do programa UK-Brazil Skills for Prosperity.

O documento tem como base dados do Censo Escolar de 2020 e do Censo da Educação Superior de 2019 disponibilizados na área de dados do Observatório, a partir de um estudo também realizado por Gimenez e Viana.

Profissionais que atuam na formulação de políticas públicas, na formação docente, no ensino de Inglês, e demais interessados no tema, podem encontrar no policy paper dados, informação, reflexões e propostas para a formação inicial e continuada em Língua Inglesa.

O policy paper traz seis recomendações e indica ações e formas de monitoramento para cada uma delas:
  • adequação da titulação docente à disciplina lecionada;
  • articulação entre pesquisa e ensino;
  • fomento à formação docente em nível de pós-graduação;
  • promoção de iniciativas para a inclusão social;
  • incentivo ao estabelecimento de parcerias;
  • realização de avaliações empíricas de forma continuada.
A publicação faz parte das produções realizadas pelo Observatório, sob a coordenação do British Council. Além de estudos como o policy paper, a plataforma reúne conteúdos jornalísticos e de curadoria, realiza eventos e diálogos na área.

“Nosso objetivo é promover um espaço de debate qualificado sobre a formação para a docência em Língua Inglesa no Brasil, com foco em dados e evidências que permitam o entendimento do cenário da atuação profissional”, afirma Cintia Toth Gonçalves, gerente sênior de Inglês do British Council.

O Observatório é uma das ações do programa UK-Brazil Skills for Prosperity, iniciativa do governo do Reino Unido que considera a Língua Inglesa uma habilidade-chave para o mundo do trabalho e o avanço social. No Brasil, o programa é implementado por um consórcio de quatro organizações sem fins lucrativos formado por Fundação Lemann, Associação Nova Escola, Instituto Reúna e o British Council.

CLIQUE AQUI para fazer o download do policy paper “Políticas de Formação Docente: Caminhos para a área de Língua Inglesa”.

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/publicacao-aponta-caminhos-para-a-formacao-docente/. Acesso em: 18 fev. 2022. © 2022 Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Glory to God in the highest!

“GLORY TO GOD” DAVID HAAS Glory to God in the highest Sing glory to God Glory to God in the highest And peace to His people on earth Glory t...