PUBLICAÇÃO APONTA CAMINHOSPARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Policy paper do Observatório discute a formação para ensinar a Língua Inglesa e aponta caminhos para gestores da área.
OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA
18 fev. 2022
O Observatório para o Ensino da Língua Inglesa lançou, nesta quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022, o policy paper “Políticas de Formação Docente: Caminhos para a Área de Língua Inglesa”.
A publicação foi produzida com exclusividade para o Observatório pelos professores doutores Vander Viana (University of East Anglia) e Telma Gimenez (Universidade Estadual de Londrina) no âmbito do programa UK-Brazil Skills for Prosperity.
O documento tem como base dados do Censo Escolar de 2020 e do Censo da Educação Superior de 2019 disponibilizados na área de dados do Observatório, a partir de um estudo também realizado por Gimenez e Viana.
Profissionais que atuam na formulação de políticas públicas, na formação docente, no ensino de Inglês, e demais interessados no tema, podem encontrar no policy paper dados, informação, reflexões e propostas para a formação inicial e continuada em Língua Inglesa.
O policy paper traz seis recomendações e indica ações e formas de monitoramento para cada uma delas:
- adequação da titulação docente à disciplina lecionada;
- articulação entre pesquisa e ensino;
- fomento à formação docente em nível de pós-graduação;
- promoção de iniciativas para a inclusão social;
- incentivo ao estabelecimento de parcerias;
- realização de avaliações empíricas de forma continuada.
“Nosso objetivo é promover um espaço de debate qualificado sobre a formação para a docência em Língua Inglesa no Brasil, com foco em dados e evidências que permitam o entendimento do cenário da atuação profissional”, afirma Cintia Toth Gonçalves, gerente sênior de Inglês do British Council.
O Observatório é uma das ações do programa UK-Brazil Skills for Prosperity, iniciativa do governo do Reino Unido que considera a Língua Inglesa uma habilidade-chave para o mundo do trabalho e o avanço social. No Brasil, o programa é implementado por um consórcio de quatro organizações sem fins lucrativos formado por Fundação Lemann, Associação Nova Escola, Instituto Reúna e o British Council.
CLIQUE AQUI para fazer o download do policy paper “Políticas de Formação Docente: Caminhos para a área de Língua Inglesa”.
Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/publicacao-aponta-caminhos-para-a-formacao-docente/. Acesso em: 18 fev. 2022. © 2022 Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.
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