Friday, February 18, 2022

ENGLISH - Policy Paper II

PUBLICAÇÃO APONTA CAMINHOS
PARA A FORMAÇÃO DOCENTE


Policy paper do Observatório discute a formação para ensinar a Língua Inglesa e aponta caminhos para gestores da área.

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

18 fev. 2022


O Observatório para o Ensino da Língua Inglesa lançou, nesta quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022, o policy paper “Políticas de Formação Docente: Caminhos para a Área de Língua Inglesa”.

A publicação foi produzida com exclusividade para o Observatório pelos professores doutores Vander Viana (University of East Anglia) e Telma Gimenez (Universidade Estadual de Londrina) no âmbito do programa UK-Brazil Skills for Prosperity.

O documento tem como base dados do Censo Escolar de 2020 e do Censo da Educação Superior de 2019 disponibilizados na área de dados do Observatório, a partir de um estudo também realizado por Gimenez e Viana.

Profissionais que atuam na formulação de políticas públicas, na formação docente, no ensino de Inglês, e demais interessados no tema, podem encontrar no policy paper dados, informação, reflexões e propostas para a formação inicial e continuada em Língua Inglesa.

O policy paper traz seis recomendações e indica ações e formas de monitoramento para cada uma delas:
  • adequação da titulação docente à disciplina lecionada;
  • articulação entre pesquisa e ensino;
  • fomento à formação docente em nível de pós-graduação;
  • promoção de iniciativas para a inclusão social;
  • incentivo ao estabelecimento de parcerias;
  • realização de avaliações empíricas de forma continuada.
A publicação faz parte das produções realizadas pelo Observatório, sob a coordenação do British Council. Além de estudos como o policy paper, a plataforma reúne conteúdos jornalísticos e de curadoria, realiza eventos e diálogos na área.

“Nosso objetivo é promover um espaço de debate qualificado sobre a formação para a docência em Língua Inglesa no Brasil, com foco em dados e evidências que permitam o entendimento do cenário da atuação profissional”, afirma Cintia Toth Gonçalves, gerente sênior de Inglês do British Council.

O Observatório é uma das ações do programa UK-Brazil Skills for Prosperity, iniciativa do governo do Reino Unido que considera a Língua Inglesa uma habilidade-chave para o mundo do trabalho e o avanço social. No Brasil, o programa é implementado por um consórcio de quatro organizações sem fins lucrativos formado por Fundação Lemann, Associação Nova Escola, Instituto Reúna e o British Council.

CLIQUE AQUI para fazer o download do policy paper “Políticas de Formação Docente: Caminhos para a área de Língua Inglesa”.

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/publicacao-aponta-caminhos-para-a-formacao-docente/. Acesso em: 18 fev. 2022. © 2022 Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...