Friday, July 29, 2022

ELT - Education for Young and Adult Students

YES, WE CAN!
Uma prática de letramento na aula de
INGLÊS da EJA


OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

Vanessa Prado
Catilcia Lange

25 jul. 2022


O projeto foi realizado no segundo semestre do ano de 2009 em uma escola pública estadual situada em um bairro da zona leste de Porto Alegre que atende a uma comunidade de classe média-baixa.
A turma T6A, na qual desenvolvemos este trabalho, era uma turma da última etapa do ensino fundamental. Pode-se dizer que essa turma representava todo o universo complexo e diverso que é uma turma de EJA: bastante heterogênea em relação às idades dos alunos e com grande número de alunos evadidos ao longo do semestre.
As etapas da pesquisa incluíram a elaboração de uma unidade didática, a geração de dados em sala de aula e a posterior transcrição e análise desses dados.
O material produzido por nós para este trabalho é um conjunto de tarefas relacionadas e interligadas que têm como objetivo possibilitar, através de eventos de letramento, a inserção dos alunos em discursos da atualidade aos quais poderiam não ter acesso sem a oportunidade promovida pela aula de Inglês.

Temas: Ensino de línguas; Educação de Jovens e Adultos; Atividades pedagógicas
Tags: Inglês para EJA; unidade didática


Autor: Prado, Vanessa Viega; Lange, Catilcia Pass
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
Localização: Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Brasil
Formato: PDF
Tipo de Documento: Artigo
Fonte: Bem Legal
Volume: 1
Número: 1
Data de Publicação: 2011


Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/educ-resource/yes-we-can-uma-pratica-de-letramento-na-aula-de-ingles-da-eja/. Acesso em: 29 jul. 2022. © 2022 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...