ASSESSMENT IN ACTIONAPLIEPARAvaliação sob uma nova perspectiva
OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA
30 jun. 2022
Nesta edição da newsletter da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado do Paraná (Apliepar), publicada em agosto de 2020, leitores são convidados a olhar para a avaliação sob uma nova perspectiva, um novo ângulo: olhar para a avaliação como um processo amplo, que envolve todo o ensino e a aprendizagem, e não puramente sinônimo de testagem. Nesta perspectiva, a avaliação é um elemento integrante do ensino e da aprendizagem; ela está intrinsecamente ligada a estes processos e os três são indissociáveis – ao contrário do que sugere o segundo meme, da página 2 da publicação, no qual a avaliação parece estar completamente à parte do que foi ensinado e aprendido. Por fim, os leitores são convidados a olhar a avaliação como um processo extremamente rico, capaz de evidenciar os pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados, tanto com relação à aprendizagem do aluno quanto ao trabalho do professor. Em outras palavras, a avaliação ocupa o papel protagonista que deve ter de forma positiva, e não aquele que geralmente é reservado a ela, o de arma de punição e tortura, como sugere o terceiro meme (p. 2). É uma avaliação muito mais para a aprendizagem do que apenas da aprendizagem.
Autor: APLIEPAR (Associação de Professores de Língua Inglesa do Paraná); Moraes, Isadora Teixeira (editor) et al.
URL: Clique AQUI (ou AQUI) para acessar
Formato: pdf
Tipo de Documento: Revista
Volume: 1
Número: 4
Data de Publicação: agosto de 2020
Temas: Ensino de Inglês; Ensino de Línguas; Avaliação; Proficiência Linguística; Processo de ensino-aprendizagem
Tags: Avaliação
Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/educ-resource/assessment-in-action-apliepar/. Acesso em: 1 jul. 2022. © 2022 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.
No comments:
Post a Comment