Friday, April 22, 2022

ENGLISH - Gender social identities in textbooks

IDENTIDADES SOCIAIS DE GÊNERO
EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA
SOB UM VIÉS DO INGLÊS COMO
LINGUA FRANCA


OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

01 abr. 2022


Devido à importância de livros didáticos no contexto atual de ensino, neste trabalho as autoras atrelam o Inglês como lingua franca com a questão de identidade de gênero e identidade de raça. O que interessa saber aqui é: como ocorre a representação da mulher branca e da mulher negra na coleção de livros didáticos escolhida e como a mulher branca e a mulher negra são enquadradas nesse contexto global que o Inglês como uma lingua franca vem conquistando. A metodologia empregada é pesquisa qualitativa; sendo também uma pesquisa de análise documental, no livro didático, utilizando da análise crítica do discurso. As autoras concluem que, majoritariamente, a imagem da mulher representada no livro didático é a da mulher branca, que ocupa posições sociais mais privilegiadas na sociedade e que é falante nativa da Língua Inglesa.


Autoras: Araujo, Jessica Martins de; Ferreira, Aparecida de Jesus
URL: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/belt/article/view/30901/17274 *
Formato: pdf
Tipo de documento: Artigo
Fonte: Brazilian English Language Teaching Journal
Volume: 9
Número: 1
Data de publicação: 2018
Licença: CC BY 4.0


* CLIQUE AQUI para baixar o artigo (link alternativo).

Temas: Inclusão; Linguística; Ensino de Línguas; Inglês como lingua franca; Diversidade; Gênero e Inclusão Social; Materiais Didáticos; Identidade

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/research/identidades-sociais-genero-livros-lingua-inglesa-ingles-lingua-franca/. Acesso em: 22 abr. 2022. © British Council 2022, UK Brazil Skills for Prosperity, Reúna, Nova Escola, Fundação Lemann, UK Government. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

ESL WORKSHEET - Product development (II)

LESSON PLAN FOR ENGLISH TEACHERS INNOVATION AND PRODUCT DEVELOPMENT (PART II) LinguaHouse May 9, 2024 Level: Intermediate (B1-B2) Type of E...