IDENTIDADES SOCIAIS DE GÊNEROEM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESASOB UM VIÉS DO INGLÊS COMOLINGUA FRANCA
OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA
01 abr. 2022
Devido à importância de livros didáticos no contexto atual de ensino, neste trabalho as autoras atrelam o Inglês como lingua franca com a questão de identidade de gênero e identidade de raça. O que interessa saber aqui é: como ocorre a representação da mulher branca e da mulher negra na coleção de livros didáticos escolhida e como a mulher branca e a mulher negra são enquadradas nesse contexto global que o Inglês como uma lingua franca vem conquistando. A metodologia empregada é pesquisa qualitativa; sendo também uma pesquisa de análise documental, no livro didático, utilizando da análise crítica do discurso. As autoras concluem que, majoritariamente, a imagem da mulher representada no livro didático é a da mulher branca, que ocupa posições sociais mais privilegiadas na sociedade e que é falante nativa da Língua Inglesa.
Autoras: Araujo, Jessica Martins de; Ferreira, Aparecida de Jesus
URL: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/belt/article/view/30901/17274 *
Formato: pdf
Tipo de documento: Artigo
Fonte: Brazilian English Language Teaching Journal
Volume: 9
Número: 1
Data de publicação: 2018
Licença: CC BY 4.0
* CLIQUE AQUI para baixar o artigo (link alternativo).
Temas: Inclusão; Linguística; Ensino de Línguas; Inglês como lingua franca; Diversidade; Gênero e Inclusão Social; Materiais Didáticos; Identidade
Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/research/identidades-sociais-genero-livros-lingua-inglesa-ingles-lingua-franca/. Acesso em: 22 abr. 2022. © British Council 2022, UK Brazil Skills for Prosperity, Reúna, Nova Escola, Fundação Lemann, UK Government. Todos os direitos reservados.
No comments:
Post a Comment