Friday, April 22, 2022

ENGLISH - Formação de Professores

MAPEAMENTO DE BOAS PRÁTICAS:
SENSIBILIZANDO DOCENTES EM FORMAÇÃO


Dánie Jesus é professor de Inglês para a graduação e pós-graduação e coordenador do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá (MT).

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

05 abr. 2022



Dánie Jesus já trabalhou em diversas áreas da educação e acredita que toda a sua experiência faz com que consiga tornar o ensino de Inglês mais palpável e compreenda melhor o contexto de alunas e alunos. Há alguns anos, Dánie trabalha com a temática de gênero, raça, formação de docentes e letramento crítico.

“A minha questão é uma questão política e social, não adianta vir falar sobre técnicas, dar curso, informação para melhorar ‘listening’, ‘speaking’, se você não olhar essas questões” (Dánie Jesus)

Dánie gosta que suas aulas sejam um espaço para pensar também as questões sociais e, para isso, não se limita a discutir somente a teoria, sempre propondo uma intervenção social. Como atua com as turmas de estágio docente, o professor propõe que docentes em formação levem propostas de atividades para suas salas de aula e, a partir da intervenção feita, teorizem em cima dos estudos, de maneira que teoria e prática possam, de fato, se entrelaçar.
O professor explica que não abandona a metodologia tradicional de ensino, mas que gosta de trazer uma pitada crítica, levando referências das questões sociais para dentro de sala. Suas aulas na graduação, por exemplo, também funcionam como oficinas, pois, ao fim de cada dia, o professor propõe um momento de reflexão sobre o que aconteceu. Nessa ocasião, Dánie explica em quais perspectivas se baseou, trazendo o aprendizado da turma para a pauta, ouvindo também sobre as dificuldades e sobre o que deu certo. Dessa forma, seus estudantes podem compartilhar como melhorar a aula e como podem agir enquanto docentes, no futuro.

“O meu trabalho é problematizar com esse aluno, à medida que eu problematizo ele vai pensar sobre esse assunto, não sou eu que vou dar respostas” (Dánie Jesus)

A sensibilização para a dor humana

Segundo o professor precisamos olhar e cuidar das dores, entender que somos um país racista e trabalhar em cima desse reconhecimento. As aulas de Inglês são um momento para aprender não somente uma nova língua repleta de singularidades e novidades, mas também um momento para reflexão do contexto social em que se vive. De acordo com Dánie é necessário trazer a realidade de alunas e alunos para o aprendizado e interligar os conhecimentos linguísticos, acadêmicos, culturais e sociais.

“Não dá pra separar, eu vou trabalhar questão de gênero, não dá, as coisas estão interligadas, você segmentar isso fazia sentido décadas atrás, agora não faz mais sentido” (Dánie Jesus)

Pensando em olhar para o outro, em ter empatia com as dores do outro, Dánie se orgulha em dizer que foi o primeiro professor na UFMT a orientar um aluno surdo e uma aluna transexual. O professor conta que seus próximos projetos incluem oferecer um curso de Inglês para pessoas com deficiência visual do Brasil e construir um material de ensino de Inglês para pessoas com deficiência auditiva, em PDF, para ajudar e incentivar outros professores.

A esperança utópica como motivação para mudanças

“Precisa ter paciência. As mudanças estão acontecendo, você não vai acabar com séculos de iniquidade social do dia pra noite… Vamos ter que mudar de alguma forma e é isso que me motiva, se não acreditarmos nessa mudança então não temos porque ser professor” (Dánie Jesus)

Para Dánie a maior importância do seu trabalho é criar condições para que todas as pessoas possam ter espaço para falar por si mesmas, que é preciso dar visibilidade e voz para todos. Um exemplo de atividade proposta pelo professor em sala tinha como objetivo abordar as questões de gênero, e, para isso, Dánie propôs que a turma fizesse um trabalho de pesquisa sobre mulheres negras de seu cotidiano, que foram invisibilizadas pela sociedade. E, a partir daí, produzir biografias sobre essas mulheres. Dessa forma, ele acredita que, ao inserir as questões de gênero e raça no cotidiano das turmas, possibilita a visibilidade para os temas e quebra tabus.

“Não quero impor nada a ninguém, eu não quero convencer ninguém de nada, eu acho que o meu trabalho é justamente problematizar, e quando eles problematizam, vai causar uma visibilidade de um assunto que até então não era discutido e isso faz com que eles acabem tendo outra postura” (Dánie Jesus)

Dessa forma, Dánie Jesus contribui para as boas práticas em gênero e raça no ensino da Língua Inglesa, acreditando nas mudanças, no “esperançar” que nos falou Paulo Freire, na tentativa de alcançar a igualdade social.

Dánie é um dos professores entrevistados no Mapeamento de boas práticas em gênero e raça no ensino da Língua Inglesa (conheça AQUI).

Imagem: arquivo pessoal
Localização: Cuiabá - Mato Grosso, Brasil


Temas: Formação de Professores; Professores; Ensino Superior; Identidade; Atividades Pedagógicas
Tags: Formação de Professores; Inclusão; Raça; Gênero; Ensino de Inglês; Mapeamento de Boas Práticas; Ensino Superior


Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/experience/mapeamento-de-boas-praticas-sensibilizando-docentes-em-formacao/. Acesso em: 22 abr. 2022. © British Council 2022, UK Brazil Skills for Prosperity, Reúna, Nova Escola, Fundação Lemann, UK Government. Todos os direitos reservados.

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