Wednesday, January 27, 2021

BNCC - ENGLISH

Aprender Inglês: meu novo mundo


Ficha técnica
  • Materiais: livros didáticos; computadores.
  • Competências específicas: LGG – Competência 4
  • Habilidades trabalhadas: EM13LGG401; EM13LGG402; EM13LGG403
Créditos
  • Professor(a) responsável: Eder Jose Monte de Araujo. Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral, Macapá (AP).


A possibilidade de usar uma língua estrangeira para se comunicar é uma necessidade nos dias de hoje. É também uma forma de encurtar distâncias e conhecer novas culturas.
O tema deste projeto surgiu não só porque existe uma expectativa social estimulada para o crescimento dos intercâmbios culturais e a circulação de informações e conhecimentos, mas também porque o aprendizado de uma língua estrangeira tem contribuído para a formação educativa.
Os recortes dessa aprendizagem propiciam aos alunos a oportunidade de engajamento e interação no mundo social (acadêmico, científico, tecnológico, humano). Também possibilitam contato com outras civilizações e culturas, competência enfatizada como um dos principais eixos do ensino.
Por isso, é necessário incentivar os estudantes, desde o princípio, a observarem as diferenças de valores e costumes que permeiam textos, diálogos, histórias, mensagens eletrônicas etc.
O entendimento dessas diferenças pode interferir de forma positiva ou negativa na comunicação e na harmonia entre os povos ou, até mesmo, entre os grupos sociais de um país, pois a língua é usada no mundo social como reflexo de crenças e valores.
O enfoque interacional oferece uma melhor compreensão da importância da pluralidade cultural que hoje direciona o ensino de inglês. Além de se comunicarem em inglês, os alunos precisam se inteirar dos valores que norteiam outras culturas.

O projeto “Aprender inglês: meu novo mundo” surgiu para oferecer o ensino da Língua Inglesa aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II e da 2ª série do Ensino Médio, fora do horário escolar habitual.
Assim, em vez de ficarem em casa assistindo televisão ou na rua, sujeitos a diversos riscos, os alunos aproveitaram o tempo na escola para aprender e desenvolver habilidades específicas, buscando melhoria no rendimento e transformando sua realidade social.
Com essa solução, os pais puderam trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estavam dentro da escola, que é um espaço seguro e acolhedor.

***


Inicialmente, foi feito um diagnóstico prévio, por meio de exercícios e entrevistas. Percebeu-se que a maioria dos alunos nunca havia tido contato com o Inglês. Esse diagnóstico foi muito importante para a realização de acertos no planejamento inicial. O diagnóstico final se deu por meio de observações nas aulas e pelas primeiras produções escritas e faladas.
O projeto foi lançado por edital, e muitos pais vieram até a escola para fazer a inscrição dos filhos, momento em que trouxeram um quilo de alimento não perecível para ajudar uma instituição carente, despertando também, nos alunos, o espírito da solidariedade.
Os pais ficaram muito contentes por conseguirem colocar seus filhos no projeto, que era totalmente gratuito.

Um dos momentos mais significativos foi a realização de uma gincana em que os alunos puderam demonstrar em pouco tempo de curso os primeiros conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Durante a execução do projeto, foram avaliados o desempenho e o empenho de cada aluno nas atividades propostas, como prática oral, interesse e participação no decorrer das aulas. Os meios utilizados foram exercícios, leituras, diálogo, conversação e gincana.
Os resultados alcançados mostraram o êxito da iniciativa, com os alunos passando a falar e a escrever em inglês.

A aprendizagem se deu de forma extraordinária. Hoje, os alunos já estão exercitando o idioma com excelência, desenvolvendo, assim, a autonomia, a conversação e a fluência.

Adaptado de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-medio/116-aprender-ingles-meu-novo-mundo. Acesso em: 27.jan.2021.

No comments:

Post a Comment

Glory to God in the highest!

“GLORY TO GOD” DAVID HAAS Glory to God in the highest Sing glory to God Glory to God in the highest And peace to His people on earth Glory t...