Wednesday, January 20, 2021

LESSON PLAN - AUTOBIOGRAPHY

My Selfie: um plano de aula de Língua Inglesa a partir de autobiografias no Facebook


Priscila Ramos & Rogiellyson Andrade
UFRGS, 2020

Neste texto compartilhamos um planejamento de aula para estudantes 9º ano do Ensino Fundamental II ou 1ª série do Ensino Médio voltado para o componente curricular de Língua Inglesa, considerando as habilidades de ampliação de vocabulário, de gramática, de leitura e de escrita de textos nessa língua. O planejamento tem como gênero discursivo principal a autobiografia, permitindo que se possa refletir acerca da exposição através das redes sociais, tão onipresentes na vida cotidiana. Consideramos, pois, que fazer com que os estudantes reflitam acerca disso nas aulas de língua estrangeira, além de lhes possibilitar uma aprendizagem mais significativa do Inglês, também lhes propicia uma reflexão acerca de si e das questões sociais que lhes rondam.


Considerações introdutórias

Desde os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998) e agora com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), orienta-se que o ensino de línguas deve ser pautado em gêneros discursivos. Essas instâncias textuais são entendidas conforme postula Bakhtin (1993, 1997, [VOLOCHÍNOV] 2006, 2011), autor para quem a linguagem é o lugar de interação em que ideologias se digladiam.
Embasados nisso e compactuando com as reflexões de Bakhtin (1993, 1997, [VOLOCHÍNOV] 2006, 2011) acerca da linguagem e da interação, neste texto, compartilhamos um planejamento de aula voltado para o componente curricular de Língua Inglesa, considerando as habilidades de ampliação de vocabulário, de gramática, de leitura e de escrita de textos nessa língua.
Este planejamento tem como gênero discursivo principal a autobiografia, permitindo que se possa refletir acerca da exposição através das redes sociais, tão onipresentes na vida cotidiana. Consideramos, pois, que fazer com que os estudantes reflitam acerca disso nas aulas de língua estrangeira, além de lhes possibilitar uma aprendizagem mais significativa do Inglês, também lhes propicia uma reflexão acerca de si e das questões sociais que lhes rondam.
A seguir, apresentamos o plano de aula.

Planejamento de Aula
  • Público-alvo: 9º ano do Ensino Fundamental II ou 1ª série do Ensino Médio.
  • Número de aulas previstas: 2 aulas (1h e 40 minutos).
  • Materiais necessários:
    • Folhas com as atividades impressas;
    • Equipamento para reprodução de material audiovisual (Datashow e aparelho de som ou TV);
    • Computadores ou smartphones/tablets com acesso à internet.

Objetivos:
  1. Criar e compartilhar autobiografias curtas escritas em um grupo fechado do Facebook;
  2. Refletir sobre as caraterísticas e sobre os elementos constitutivos do gênero discursivo autobiografia;
  3. Discutir acerca da presença e da circulação dos textos autobiográficos no mundo digital, especialmente nas redes sociais;
  4. Conhecer e interagir com os colegas de classe e com o professor em Língua Inglesa;
  5. Refletir sobre suas trajetórias de vida, escolhas futuras, riscos e limites de exposição nas redes sociais.

Metodologia e direcionamentos:

1º PASSO – O professor, previamente, deverá criar um grupo fechado no Facebook e adicionar os alunos. Aqueles que não tiverem conta nessa rede social precisam fazê-la para participar desta atividade. É importante esclarecer para eles que o grupo tem fins didáticos, de modo que, conjuntamente, devem ser criadas e estabelecidas regras de conduta nele.

2º PASSO – O professor deve distribuir cópias da atividade All about me para iniciar uma conversa sobre informações pessoais, preferências, hobbies, entre outras coisas. Caso não seja possível imprimir cópias, pode-se apresentar a atividade através de um projetor e pedir para que os alunos respondam às perguntas no caderno. Depois, o professor deve solicitar que eles preencham os campos com seus dados a fim de ajudá-los a reunir informações para escrever as suas autobiografias. É importante que os estudantes escrevam suas respostas em Inglês. Caso sintam dificuldade, o professor pode ajudá-los ou eles podem pesquisar em dicionários (físicos ou virtuais).

1) Fill in the blanks with your personal information.


Figura 1 – Atividade All about me

3º PASSO – Após o término da atividade anterior, o professor deve reproduzir o vídeo do desenho animado intitulado como Phineas & Ferb’s: Ciberspace rules of the road!, que trata de regras e cuidados de exposição na internet.

Let’s watch the following video:

Figura 2 – Captura de tela do vídeo no YouTube
Fonte: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EjPH8YAftJ8. Acesso em: 11.mar.2020.

4º PASSO – À luz das regras comentadas no vídeo, o professor discutirá com a turma sobre os textos autobiográficos nas redes sociais, assim como os cuidados que devemos ter ao expor nossa vida pessoal e imagem na internet. Algumas sugestões de perguntas para discussão, apresentamos a seguir:

Quadro 1: Perguntas para discussão sobre exposição em redes sociais.
- Vocês escrevem muito sobre si nas redes sociais?
- Que informações vocês apresentam?
- Todas essas informações são verdadeiras?
- Que cuidados vocês tomam ao se expor nas redes sociais?
- Vocês já foram ou conhecem alguém que tenha sido prejudicado de alguma maneira através da exposição em redes sociais?
- Existem leis que possam nos proteger contra crimes virtuais?

5º PASSO – A partir do texto motivador e das questões norteadoras, os alunos escreverão uma breve autobiografia em Inglês e postarão no grupo com uma selfie. Apresentamos, a seguir, as instruções que podem ser levadas. É importante que o professor ressalte as características relativamente estáveis do gênero a ser produzido, informando que as autobiografias são textos que apresentam informações pessoais sobre a vida e os gostos da pessoa que as escreve. No Facebook, elas são escritas de maneira bem sintética, pois é característica dessa rede social a produção de textos curtos.

Quadro 2: Direcionamentos para a produção do gênero autobiografia no Facebook.
Read the instructions below.
Autobiographical narratives are present everywhere, for example, in books, stories told by our grandparents and in the digital universe. Autobiographies are our life stories written or told by us, a narrative based on our life experiences. Rescuing our memories makes us reflect on ourselves, about what we have been and what we want to be.
Based on the discussions we had in the classroom and in the questions listed below, build your autobiography and share in our Facebook group. Do not forget to take a very pretty selfie. Enjoy and comment on classmates’ autobiographies.
Let’s see an example of an autobiography shared on Facebook:

Figura 3 – Captura de tela de postagem do Facebook

To start your life story, use your personal information written in the first activity, All about me, and answer the following questions:
· Who am I?
· What's my story?
· What do you enjoy doing the most?
· What do you want for the future?
· What are your plans and dreams?

Fonte: Construção dos autores.

Avaliação: Os alunos devem ser orientados a ler, reagir e comentar as autobiografias dos colegas no Facebook. Peça para que eles, quando comentarem, fazerem isso em Inglês. Caso suas autobiografias apresentem algum desvio, o professor deve utilizar o Messenger para apresentar as possibilidades de editar a postagem feita (mecanismo possibilitado pela própria plataforma). Considerando a escrita como processo e não como produto (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), o professor pode levar alguns exemplos de desvios cometidos pelos estudantes, sem identificar os autores, para refletir coletivamente as maneiras de saná-los. Além disso, o professor pode intervir nos comentários, fomentando discussões que façam os estudantes pensarem sobre a forma como se expuseram e sobre as informações que apresentaram sobre si. Desse modo, esta atividade pode ser trabalhada ainda na primeira etapa letiva, a fim de que os alunos se conheçam melhor e interajam com os parceiros de turma.

Considerações finais

Conforme discutem os PCN (1998), durante muito tempo, as aulas de Inglês ficaram fadadas ao ensino das formas gramaticais dessa língua. Sem dúvida, compreender a estrutura gramatical é importante para a comunicação em qualquer idioma, mas é necessário dar sentido a elas.
Acreditamos que, através da atividade aqui proposta, os alunos podem se comunicar através da escrita em Língua Inglesa, apresentando o conhecimento da gramática e do vocabulário que já aprenderam sobre esse idioma em textos efetivos e que têm propósitos comunicativos reais.
Além disso, a atividade fomenta, ainda, uma reflexão importante acerca da exposição de pessoas tão jovens no universo digital, o que, certamente, possibilita a formação de sujeitos mais reflexivos e críticos para agirem nas práticas sociais de maneira ética e cidadã, conforme preconiza a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996).

REFERÊNCIAS

BAKHTIN, M. 
Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

__________. 
Para uma filosofia do ato. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza da edição americana Toward a philosophy of the act. Austin: University of Texas Press, 1993. (tradução destinada exclusivamente para uso didático e acadêmico).

__________. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

__________ (VOLOCHÍNOV). Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12. ed. São Paulo: Huditec, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 19.ago.2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:  http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 10. ago.2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília/DF: MEC/SEF, 1998.

SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. e col. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane H. R. Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.




Priscila Ramos é Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará e Professora de Língua Inglesa vinculada à Secretaria Estadual de Educação do Ceará (SEDUC-CE).








Rogiellyson Andrade é Doutorando e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará e Professor de Língua Portuguesa vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME).






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Ficha técnica:

Autor: Ramos, Priscila ; Andrade, Rogiellyson.
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - RS - Brasil
URL: http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicoes-anteriores/vol10n1/my-selfie-um-plano-de-aula-de-lingua-inglesa-a-partir-de-autobiografias-no-facebook
Formato: html
Tipo de Documento: Artigo
Fonte: REVISTA BEM LEGAL • Porto Alegre • v. 10 • nº 1 •
Data de Publicação: 2020

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