Underneath we are all the sameO ensino do vocabulário referente às partes do corpo sob a perspectiva da dicotomia human being vs. human body
Ezequiel Nunes Pires
UFRGS - 2018
A seguinte proposta de atividade foi construída para ser desenvolvida em uma das lições constituintes do projeto de estágio. Partindo do material do livro didático que os alunos utilizam, pensou-se em uma atividade que, além de apresentar o vocabulário de partes do corpo em Inglês, também possibilitasse a reflexão sobre o que nos constitui enquanto seres humanos. O projeto de estágio para 8 semanas de aula foi, então, desenvolvido a partir do tema gerador a dicotomia “human being facts vs. human body facts”. Este planejamento refere-se a uma aula de 2 períodos de 50 minutos para uma turma do 8º ano. Os alunos estavam aprendendo simple present tense e, juntamente, optou-se por trabalhar o vocabulário de partes do corpo.
Introdução
A seguinte proposta de atividade foi construída para ser desenvolvida em uma das lições constituintes do projeto de estágio [1]. Partindo do material do livro didático [2] que os alunos utilizam, pensou-se em uma atividade que, além de apresentar o vocabulário de partes do corpo em Inglês, também possibilitasse a reflexão sobre o que nos constitui enquanto seres humanos. O projeto de estágio para 8 semanas de aula foi, então, desenvolvido a partir do tema gerador a dicotomia “human being facts vs. human body facts” (o relato da prática é uma possível publicação).
Situando o leitor sobre em que fase do projeto esta proposta se insere, trago algumas informações sobre aulas anteriores e posteriores: na primeira aula, a atividade desenvolvida foi trabalhar com a rotina para estudar o simple present, mas sem terceira pessoa (he/she/it). Desenvolve-se esta atividade e para as próximas propostas pensou-se em trazer o vocabulário de feelings (acrescendo à questão human being), e trabalhar com uma música [3] da cantora Nina Simone para a consolidação do aprendizado utilizando listening.
Haydt (2011) destaca a importância do estabelecimento de objetivos para a ação pedagógica. Em sua obra, a autora define o que são os objetivos e lembra que nós educadores devemos lembrar que o objetivo é preparar o jovem para a vida plena da cidadania. Isto supõe formar um cidadão consciente, crítico e participativo, capaz de compreender a realidade em que vive e nela intervir, participando do processo de construção da sociedade. (HAYDT, 2011).
Sendo o ensino de vocabulário na língua inglesa o objetivo que permeia este planejamento de aula, para a realização de tal atividade traz-se as discussões de Holden (2009).
A primeira coisa a ser dita é que “aprender vocabulário” não significa “aprender” listas de palavras desconectadas. Ao contrário, significa desenvolver a capacidade de enxergar a relação entre as palavras, e usar as dicas contidas nas próprias palavras, e no contexto, para deduzir seus significados. (HOLDEN, 2009, p.121).
Ancorado nas afirmações de Haydt (2011) e Holden (2009), este planejamento refere-se a uma aula de 2 períodos de 50 minutos para uma turma do 8º ano. Os alunos estavam aprendendo simple present tense e, juntamente, optou-se por trabalhar o vocabulário de partes do corpo. Nesta aula, os objetivos são:
- Identificar a estrutura do presente simples na 3ª pessoa do singular;
- Pronunciar o vocabulário de partes do corpo humano;
- Responder questões sobre o que nos constitui enquanto ser humano;
- Identificar as partes do corpo humano;
- Analisar e compreender a diferença que ocorre na forma do verbo quando em 3ª pessoa.
Primeiro momento
Após o warming up, o professor entrega cópias da atividade reproduzida abaixo para que os alunos respondam no caderno individualmente. Primeiramente, o professor lê o texto (imagem) com os alunos e discute as relações que possui com o que acabaram de discutir e os alunos respondem às questões. Após responderem, o professor corrige as questões discutindo as respostas oralmente com todos os alunos.
Read the text below doing relations with what we are discussing and answer the questions: [5]
1. What does the picture in the text show? Explain.
2. What does "underneath" mean?
3. Complete the picture above using words from the box below.
obese - man - skinny - indigenous - gay - woman - black
4. What is the main idea of the text? What do you think about it? Explain.5. What parts of the body are being showed?
Segundo momento
O professor irá entregar dois flashcards para cada aluno, um conterá uma parte do corpo desenhada e outro escrita - os dois flashcards que os alunos receberem não devem ser da mesma parte do corpo (escrita e desenhada). Então, o professor pede para um aluno ir no quadro e desenhar a parte do corpo que pegou (do flashcard com desenho) e os estudantes têm que dizer, em inglês, que parte é essa [6]. Assim, o estudante que possui o flashcard com aquela parte do corpo escrita vai até o quadro e escreve; em seguida, desenha a parte que pegou (no outro flashcard) para que a dinâmica continue. Ao final, o quadro terá um corpo humano desenhado, pois os desenhos se ligam, com os nomes das parte do corpo em inglês. Para finalizar, o professor lê em voz alta cada palavra e pede para os estudantes repetirem.
As palavras para trabalhar podem ser:
HEAD - CHEST - ARM - LEG - FOOT - FINGER - HAIR - EYE - MOUTH - NOSE - EARS - TEETH - LIPS - KNEE - BRAIN - HAND - FACE - TOES
Terceiro momento
O professor relembra junto com os alunos a estrutura gramatical de frases afirmativas no presente simples e vai anotando no quadro. O professor escreve algumas frases no quadro e pede para que os alunos respondam ao questionamento: E quando é a terceira pessoa do singular, muda alguma coisa? O quê? Expliquem.
Frases no quadro para serem analisadas:
- The blood carries oxygen.
- The athletes have healthy bodies.
- The skeleton has more than 200 bones.
Complete the following text with the correct form of the verbs in parentheses using the simple present tense and answer the questions [7] at the end.
THE BODY MAP
Your body is made of many different parts. Each part _______ (have) an important job to do. The parts _______ (work) together to keep you alive and healthy. Your skeleton ______ (have) more than 200 bones. It ______ (help) you move around and _______ (hold) your body in shape. Your bones also _________ (protect) other body parts. Your blood ________ (carry) food and oxygen to all parts of your body. Your brain _______ (control) your whole body. It ________ (send) messages along tracks, called nerves. Your two lungs _________ (take) oxygen from the air so that you can breathe.
a. Which parts of the body does the text mention?
b. For you, what is the most important part of the body?
c. Every body works exactly the same. Is this correct? Explain.
d. What differences do we have in our bodies? Why?
e. Is it just to put an -S at the end of the verb when it is the third person of singular? Give examples and explain.
O professor corrige as questões com os alunos oralmente e chama atenção para os verbos irregulares (próximo conteúdo a ser estudado na estrutura de presente simples) e a questão de sermos iguais, encerrando com a discussão sobre a dicotomia “human being facts vs. human body facts”.
Avaliação
A avaliação para verificar se os objetivos da aula foram alcançados pode ser feita através da performance dos alunos, das respostas às questões e, também, o que eles falarem durante as discussões acerca do tema, mensurando qualitativamente.
Referências bibliográficas
FRANCO, C. P. Way to English for Brazilian Learners - Língua Estrangeira Moderna: Inglês. Ensino Fundamental II. 1. ed. São Paulo: Ática: 2015. Obra em 4 v. para alunos do 6º ao 9º ano.
HAYDT, R. C. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006.
HOLDEN, S. O ensino de Língua Inglesa nos dias atuais. São Paulo: SBS, 2009.
[1] Projeto desenvolvido na disciplina de Estágio supervisionado em Língua Inglesa I do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês do IFRS - Campus Osório para uma turma do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Osório/RS
[2] Way to English for Brazilian Learners (Cláudio Franco, Editora Ática, 2015).
[3] "Aint got no, I got life".
[4] A discussão ocorre em português, esperando que os alunos se sensibilizem com o tema e já respondam as perguntas sem preconceitos, desta maneira se encaminham para a próxima atividade em que responderão questões ligadas à discussão.
[5] O professor decide, de acordo com a turma, se as respostas deverão ser em inglês ou em português. Não estão previstas atividades de tradução; caso os estudantes precisem buscar algum significado, eles usam seus próprios dicionários impressos.
[6] Também sugere-se realizar o jogo Ready, Set, Draw!. Este consiste em dividir a turma em dois times, um representante de cada time desenha no quadro a palavra que retirar em um sorteio feito pelo professor. O time que acertar o desenho que está sendo feito primeiro, ganha.
[7] O professor decide, de acordo com a turma, se as respostas deverão ser em inglês ou em português.
Ezequiel Nunes Pires é graduando do 6° semestre do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório. Desde o ingresso no ensino superior, tem participado como bolsista em projetos de ensino, extensão e pesquisa. Atualmente, é professor de Língua Inglesa em uma escola de idiomas e bolsista de iniciação científica do CNPq em um projeto na área de história da educação.
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Ficha técnica:
Autor: Pires, Ezequiel Nunes
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - RS - Brasil
URL: http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicao-2018-1/underneath-we-are-all-the-same-o-ensino-do-vocabulario-referente-as-partes-do-corpo-sob-a-perspectiva-da-dicotomia-human-being-vs.-human-body
Formato: html
Tipo de Documento: Artigo
Fonte: REVISTA BEM LEGAL
Volume: 8
Número: 1
Data de Publicação: 2018
Também disponível em: https://www.inglesnasescolas.org/educ-resource/underneath-we-are-all-the-same-o-ensino-do-vocabulario-referente-as-partes-do-corpo-sob-a-perspectiva-da-dicotomia-human-being-vs-human-body/. Acesso em: 20.jan.2021.
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