Friday, October 1, 2021

GRAMMAR - Reported Speech

REPORTED SPEECH
Como utilizar?


REDAÇÃO WIZARD
26 de setembro de 2021


Quem pretende se dar bem com o inglês, seja em viagens, seja em intercâmbio, precisa dominar as variações do idioma. Para isso, você precisa sair do básico e aprender diversas formas de enriquecer seu vocabulário e construir frases de maneira proficiente. Nesse sentido, o reported speech é um recurso que vai te ajudar muito.

O que é o reported speech?

No dia a dia, as pessoas deparam com situações em que precisam citar frases ditas por outros indivíduos. Quando essa citação é feita relatando exatamente o que a pessoa disse, a chamamos de discurso direto, por exemplo:
  • Matheus disse: “Eu gosto de maçãs”.
O discurso indireto é utilizado para adaptar a frase, construindo uma estrutura diferente, como:
  • Matheus disse que gostava de maçãs.
Perceba que a citação manteve o que Matheus disse, mas mudou a maneira como seu gosto por maçãs foi dito. No inglês, o discurso indireto é chamado de reported speech, e serve para o mesmo objetivo.

Regras para o uso do reported speech

Para ser usado de maneira correta, o reported speech pede uma adaptação dos tempos verbais presentes na frase. É preciso escrever de uma maneira que mantenha a concordância do verbo. Para te ajudar a entender as mudanças, veja o esquema abaixo:

Direct speech - Reported speech
Simple present - Simple past
Simple past - Past perfect
Present continuous - Past continuous
Present perfect - Past perfect
Can - Could
Will - Would

Said x told

Por mais que os dois termos possam ser utilizados para a forma verbal "disse", há uma diferença que deve ser respeitada na construção do reported speech. A conjugação said, que é o passado de say, deve ser utilizada quando não está especificado para quem foi dita a frase. Veja:
  • João said: “I love her”. – João disse: “Eu a amo”.
  • João said (that) he loved her. – João disse que a amava.
Told, passado de tell, é utilizado quando a frase deixa especificado para quem foi dita. Veja:
  • João told Ruby: “I love you”. – João disse a Ruby: “Eu te amo”.
  • João told Ruby (that) he loved her. – João disse a Ruby que a amava.
É importante lembrar que o uso de that é facultativo.

Exemplos

Para te ajudar a praticar um pouco mais o reported speech, separamos exemplos com as mudanças dos tempos verbais indicadas na tabela acima.

Simple present → Simple past
  • Marcos said: “I like apples”. – Marcos disse: “Eu gosto maçãs”.
  • Marcos said (that) he liked apples. – Marcos disse que gostava de maçãs.

Simple past → Past perfect
  • John said: “I finished the book last weekend”. – John disse: “Terminei o livro no fim de semana passado”.
  • John said he had finished the book the week before. – John disse que tinha terminado o livro no fim de semana anterior.

Present continuous → Past continuous
  • Ruby said: “I am reading a scientific article”. – Ruby disse: “Estou lendo um artigo científico”.
  • Ruby said that she was reading a scientific article. – Ruby disse que estava lendo um artigo científico.

Present perfect → Past perfect
  • Larissa said: “I have lived there”. – Larissa disse: “Eu morei lá”.
  • Larissa said that she had lived there. – Larissa disse que tinha morado lá.

Can → Could
  • Juliana said: “I can go with you”. – Juliana disse: “Eu posso ir com você”.
  • Juliana said that she could go with me. – Juliana disse que poderia ir comigo.

Will → Would
  • She said: “I will travel next month”. – Ela disse: “Vou viajar mês que vem”.
  • She said she would travel the month after. – Ela disse que viajaria no mês seguinte.

É importante você ficar atento às mudanças de artigos, pronomes e outros elementos da frase que podem ocorrer na construção do reported speech. Veja:
  • Ana said: “I will take this”. – Ana disse: “Vou pegar isto”.
  • Ana said that she would take that. – Ana disse que iria pegar aquilo.
Perceba que this foi alterado para that, porque durante a construção do reported speech, o objeto já não estava mais próximo de quem falou a frase. Portanto, além das alterações verbais, atente a esses outros detalhes que vão te ajudar a construir suas falas de maneira correta.

No comments:

Post a Comment

ESL WORKSHEET - Product development (II)

LESSON PLAN FOR ENGLISH TEACHERS INNOVATION AND PRODUCT DEVELOPMENT (PART II) LinguaHouse May 9, 2024 Level: Intermediate (B1-B2) Type of E...