Wednesday, July 7, 2021

ENGLISH FOR KIDS

O JOGO COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO: 
UMA NOVA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS


July 7, 2021


O ensino de inglês para crianças (LIC) tem se tornado mais uma regra que uma exceção (MCKAY, 2006). A cada dia, nos deparamos com crianças sendo expostas ao ensino de línguas estrangeiras (LE), tanto em escolas públicas como privadas, cada vez mais precocemente. Sabe-se que, ao aprender um novo idioma, a criança pode desenvolver suas habilidades linguísticas (TAMBOSI, 2006), beneficiando-se das duas línguas: materna e estrangeira. Portanto, a temática ensino e aprendizagem de LIC tem ganhado destaque no campo de pesquisas (TONELLI 2005; SANTOS 2006; ROCHA 2007; RINALDI 2011), assim como a temática avaliação (SHAABAN 2001; CAMERON 2001; BARBOSA 2013; MCKAY 2006; NIKOLOV 2016; PÁDUA 2016). Todavia, a avaliação no contexto de LIC é um tema sensível, o qual merece atenção especial, assim, partindo do pressuposto que crianças desenvolvem características sociais, cognitivas, afetivas e motoras diferentemente dos adultos, é imprescindível utilizar abordagens avaliativas diferenciadas, com o intuito de satisfazer as necessidades específicas dos pequenos. Deste modo, neste trabalho, objetivamos discutir o tema avaliação de LIC bem como seus efeitos; perpassando pela gamification e o ensino de línguas. Por fim, propomos jogos de tabuleiro como instrumentos avaliativos, pois compartilhamos da perspectiva de Kishimoto (2011) ao afirmar que o jogo cria um clima de liberdade, fazendo com que a criança se comunique sem medo, receio ou vergonha de errar, proporcionando assim um ambiente confortável e familiar para o aprendiz.

Temas: Avaliação; Processo de ensino-aprendizagem; Atividades pedagógicas; Educação Infantil; Ensino de línguas

Tags: gamificação

Autor: Bueno, Bruna Alessandra Graef; Tonelli, Juliana Reichert Assunção
Instituição: Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR - Brasil
URL: Clique aqui para acessar (link alternativo)
Formato: pdf
Tipo de Documento: Artigo
Fonte: Anais Eletrônicos do XII SEPECH
Data de Publicação: 2018

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/research/o-jogo-como-instrumento-avaliativo-uma-nova-proposta-de-avaliacao-da-aprendizagem-de-lingua-inglesa-para-criancas/. Acesso em: 07 jul. 2021.

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...