Wednesday, July 7, 2021

ENGLISH FOR KIDS

O JOGO COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO: 
UMA NOVA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS


July 7, 2021


O ensino de inglês para crianças (LIC) tem se tornado mais uma regra que uma exceção (MCKAY, 2006). A cada dia, nos deparamos com crianças sendo expostas ao ensino de línguas estrangeiras (LE), tanto em escolas públicas como privadas, cada vez mais precocemente. Sabe-se que, ao aprender um novo idioma, a criança pode desenvolver suas habilidades linguísticas (TAMBOSI, 2006), beneficiando-se das duas línguas: materna e estrangeira. Portanto, a temática ensino e aprendizagem de LIC tem ganhado destaque no campo de pesquisas (TONELLI 2005; SANTOS 2006; ROCHA 2007; RINALDI 2011), assim como a temática avaliação (SHAABAN 2001; CAMERON 2001; BARBOSA 2013; MCKAY 2006; NIKOLOV 2016; PÁDUA 2016). Todavia, a avaliação no contexto de LIC é um tema sensível, o qual merece atenção especial, assim, partindo do pressuposto que crianças desenvolvem características sociais, cognitivas, afetivas e motoras diferentemente dos adultos, é imprescindível utilizar abordagens avaliativas diferenciadas, com o intuito de satisfazer as necessidades específicas dos pequenos. Deste modo, neste trabalho, objetivamos discutir o tema avaliação de LIC bem como seus efeitos; perpassando pela gamification e o ensino de línguas. Por fim, propomos jogos de tabuleiro como instrumentos avaliativos, pois compartilhamos da perspectiva de Kishimoto (2011) ao afirmar que o jogo cria um clima de liberdade, fazendo com que a criança se comunique sem medo, receio ou vergonha de errar, proporcionando assim um ambiente confortável e familiar para o aprendiz.

Temas: Avaliação; Processo de ensino-aprendizagem; Atividades pedagógicas; Educação Infantil; Ensino de línguas

Tags: gamificação

Autor: Bueno, Bruna Alessandra Graef; Tonelli, Juliana Reichert Assunção
Instituição: Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR - Brasil
URL: Clique aqui para acessar (link alternativo)
Formato: pdf
Tipo de Documento: Artigo
Fonte: Anais Eletrônicos do XII SEPECH
Data de Publicação: 2018

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/research/o-jogo-como-instrumento-avaliativo-uma-nova-proposta-de-avaliacao-da-aprendizagem-de-lingua-inglesa-para-criancas/. Acesso em: 07 jul. 2021.

No comments:

Post a Comment

Glory to God in the highest!

“GLORY TO GOD” DAVID HAAS Glory to God in the highest Sing glory to God Glory to God in the highest And peace to His people on earth Glory t...