Thursday, July 8, 2021

GRAMMAR TIPS

SECOND CONDITIONAL
COMO USAR AS IF CLAUSES


November 5, 2020


Falar sobre o futuro ou passado é importante em qualquer língua, e não é diferente no inglês. Em uma conversa cotidiana, a necessidade de recorrer a estruturas gramaticais e tempos verbais diferentes é bastante comum.
O second conditional é importante para falar sobre situações hipotéticas e é de grande ajuda na hora de ter uma conversa em inglês. Vamos tiras todas as suas dúvidas sobre isso!

O que é Second Conditional?

É uma estrutura gramatical usada para falar sobre situações hipotéticas, improváveis ou imaginárias. Por exemplo:
  • If Matheus had a car, he could pick me up. (Se Matheus tivesse um carro, ele poderia me buscar.)
  • If I hadn’t lost my job, I would be able to go on this trip. (Se eu não tivesse perdido meu emprego, eu poderia ir a esta viagem.)
  • If I was a billionaire, I would help as many people as possible. (Se eu fosse um bilionário, eu ajudaria a maior quantidade de pessoas possível.)
A estrutura do second conditional é: if + simple past + modal verb + verbo infinitivo.
As chamadas If Clauses são as orações condicionais usadas nestas estruturas gramaticais. A outra oração, que expressa consequência, é chamada de Main clause.
No caso do nosso primeiro exemplo, If Matheus had a car é a if clause da frase e he could pick me up é a main clause.
Assim como várias outras estruturas gramaticais do inglês, o second conditional pode ser invertido. As main clauses podem vir antes das if clauses. Veja um exemplo usando a mesma frase:
  • Matheus could pick me up if he had a car. (Matheus poderia me buscar se tivesse um carro.)
As palavrinhas-chave que você deve procurar para identificar mais facilmente o second conditional são:
  • Would / Would not / Wouldn’t
  • Should / Should not / Shouldn’t
  • Could / Could not / Couldn’t

Qual a diferença entre o Second Conditional e First Conditional?

O first conditional tem uma estrutura um pouco diferente do second conditional. Veja:

If + simple present + simple future + verbo infinitivo

Esta estrutura gramatical também é formada por uma if clause e uma main clause. Mas, ao invés de falar sobre possibilidades hipotéticas, o first conditional implica em uma situação que só irá acontecer caso uma condição seja cumprida. Por exemplo:
  • If I get some money, we will go to that fancy restaurant. (Se eu conseguir algum dinheiro, nós iremos àquele restaurante chique.)
  • If my car gets fixed in time, we will go to New York. (Se meu carro for consertado a tempo, nós iremos a Nova York.)
  • If you win this championship, I’ll buy you a beer. (Se você ganhar este campeonato, eu vou comprar uma cerveja para você.)
  • If I go to Orlando next year, I might bring you a gift. (Se eu for para Orlando no ano que vem, eu posso trazer um presente para você.)
Os modal verbs usados no first conditional são:
  • Will / Will not / Won’t
  • Might / Might not / Mightn’t
  • Can / Cannot / Can’t
Agora que você já sabe como o second conditional funciona, é hora de praticar! Essa é a única maneira de realmente compreender a estrutura e conseguir usá-la em uma situação real.


Adaptado de: https://englishlive.ef.com/pt-br/blog/second-conditional-como-usar-as-if-clauses/. Acesso em: 08 jul. 2021. Copyright © 1996 - 2021 © EF Education First Group. All rights reserved. EF English Live and Englishlive.ef.com are registered trademarks.

No comments:

Post a Comment

MARRY (3)

Como se diz “CASAR-SE” em INGLÊS ? By Ivy do Carmo Figueiredo MAIRO VERGARA May 9, 2024 Você sabe como se diz “casar-se” (ou “se casar” )...