Tuesday, May 18, 2021

CMSP - ENGLISH LESSON - 7th year

ALICE'S ADVENTURES IN WONDERLAND
NO MUNDO DE ALICE
Portuguese and English integrated lesson
May 18, 2021



Aula interdisciplinar de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do Centro de Mídias da Educação de São Paulo para os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, ministrada pelo professor Edmundo Gomes Júnior, com a participação da professora Andréa Paulon. Temas da aula: texto literário (Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll) - transição de vozes e progressão referencial (LP); formas passadas dos verbos regulares e irregulares e object pronouns (LI). Os objetivos dessa aula são:
  • refletir sobre o recurso de transição de vozes no desencadeamento do texto literário;
  • analisar as diferenças entre discurso direto e indireto;
  • reconhecer e analisar recursos de coesão referencial e sequencial, a partir de pronomes em texto literário;
  • compreender os verbos regulares e irregulares nas formas passadas;
  • utilizar os pronomes do caso oblíquo em inglês (object pronouns);
  • identificar características das narrativas em inglês.
A aula contemplou as seguintes habilidades da BNCC e do Currículo Paulista de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa dos anos finais do Ensino Fundamental:
  • (EF67LP25A) Reconhecer o emprego da coesão e da progressão temática nas produções textuais.
  • (EF67LP25B) Utilizar adequadamente a coesão e a progressão temática nas produções textuais.
  • (EF06LP12) Utilizar, ao produzir textos em diferentes gêneros, recursos de coesão referencial (nomes e pronomes), recursos semânticos de sinonímia, antonímia e homonímia e mecanismos de representação de diferentes vozes (discurso direto e indireto).
  • (EF67LP36) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (léxica e pronominal) e sequencial e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.
  • (EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
  • (EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
  • (EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).
  • (EF07LI09) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
  • (EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.
Os slides dessa aula podem ser encontrados AQUI.

No comments:

Post a Comment

So-called...

UMA ‘SUPOSTA’ DICA DE INGLÊS INGLÊS TODOS OS DIAS Domine Inglês Tim Barrett Nov. 7, 2024 Esta não é uma “suposta” dica de Língua Inglesa ...