Tuesday, May 18, 2021

CMSP - ENGLISH LESSON - 7th year

ALICE'S ADVENTURES IN WONDERLAND
NO MUNDO DE ALICE
Portuguese and English integrated lesson
May 18, 2021



Aula interdisciplinar de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do Centro de Mídias da Educação de São Paulo para os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, ministrada pelo professor Edmundo Gomes Júnior, com a participação da professora Andréa Paulon. Temas da aula: texto literário (Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll) - transição de vozes e progressão referencial (LP); formas passadas dos verbos regulares e irregulares e object pronouns (LI). Os objetivos dessa aula são:
  • refletir sobre o recurso de transição de vozes no desencadeamento do texto literário;
  • analisar as diferenças entre discurso direto e indireto;
  • reconhecer e analisar recursos de coesão referencial e sequencial, a partir de pronomes em texto literário;
  • compreender os verbos regulares e irregulares nas formas passadas;
  • utilizar os pronomes do caso oblíquo em inglês (object pronouns);
  • identificar características das narrativas em inglês.
A aula contemplou as seguintes habilidades da BNCC e do Currículo Paulista de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa dos anos finais do Ensino Fundamental:
  • (EF67LP25A) Reconhecer o emprego da coesão e da progressão temática nas produções textuais.
  • (EF67LP25B) Utilizar adequadamente a coesão e a progressão temática nas produções textuais.
  • (EF06LP12) Utilizar, ao produzir textos em diferentes gêneros, recursos de coesão referencial (nomes e pronomes), recursos semânticos de sinonímia, antonímia e homonímia e mecanismos de representação de diferentes vozes (discurso direto e indireto).
  • (EF67LP36) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (léxica e pronominal) e sequencial e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.
  • (EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
  • (EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
  • (EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).
  • (EF07LI09) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
  • (EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.
Os slides dessa aula podem ser encontrados AQUI.

No comments:

Post a Comment

Glory to God in the highest!

“GLORY TO GOD” DAVID HAAS Glory to God in the highest Sing glory to God Glory to God in the highest And peace to His people on earth Glory t...