Wednesday, April 1, 2020

CONSULTA PÚBLICA - CURRÍCULO PAULISTA

CURRÍCULO PAULISTA - ETAPA ENSINO MÉDIO



Está aberta a Consulta Pública para o Currículo Paulista, Etapa Ensino Médio. Acessem este LINK. Será exibida a seguinte tela:


Após a leitura, escolham a opção adequada, respondam o questionário com muita precisão e, após enviarem as respostas, aparecerá na tela uma mensagem da Secretaria Escolar Digital com indicação ao acesso à página “Opinião sobre o Currículo”. Por favor, escolham essa opção (ou, se preferirem, CLIQUEM AQUI) e façam a leitura do documento do Currículo Paulista do Ensino Médio, em versão preliminar.


O documento está dividido em três partes:
1.0  Apresentação
2.0  Introdução à formação geral básica
3.0  Itinerários formativos
Recomendamos a leitura da primeira parte na íntegra. Quanto à segunda parte, concentrem-se na área de Linguagens, mas sugerimos que se apropriem das demais áreas em virtude de a BNCC propor um ensino que fortaleça a Educação Integral dos estudantes, a integração das diferentes áreas do conhecimento (como sempre tem sido desenvolvida nos conteúdos de Inglês desde o então Currículo do Estado de São Paulo e os diversos materiais didáticos propostos pelo PNLD). A terceira parte refere-se aos Itinerários Formativos – é importante que seja feita uma leitura cuidadosa, pois “são um conjunto de Unidades Curriculares que possibilitam ao estudante aprofundar e ampliar as aprendizagens, em uma ou mais áreas do conhecimento, permitindo que vivencie experiências educativas associadas à realidade contemporânea e que promovam a sua formação pessoal, profissional e cidadã. A organização curricular dos itinerários formativos deve possibilitar a flexibilização, proporcionando ao estudante desenvolver e fortalecer a autonomia, considerando seu projeto de vida.” Em outras palavras, é a etapa do Ensino Médio em que o estudante escolherá a área em que deverá aprofundar seus conhecimentos. Essa escolha de determinada área pode estar integrada à outra, conforme pode ser visto no documento.
Para cada item haverá três questões a serem respondidas, sendo uma delas para comentário. É o espaço para que sejam feitas sugestões para a finalização do Currículo Paulista do Ensino Médio, que será implantado, de forma gradual, a partir de 2021.


Contamos com a participação de todos.
Thank you! #stayhome

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...