Wednesday, August 26, 2020

LEARNING ENGLISH IN BRAZILIAN SCHOOLS

Sequência didática em aulas de Língua Inglesa: uma abordagem no 7º ano do Ensino Fundamental

Geraldo Rodrigues de Paiva
Professor, especialista em Gestão Escolar (ISEP)



Desde muito tempo, o ensino da Língua Inglesa na Educação Básica brasileira é questionado. Muitos estudos já foram produzidos para tentar investigar e chegar a uma conclusão legítima que justifique tal necessidade e a real função social do ensino de uma língua estrangeira em território brasileiro.
Durante muitos anos, legislação e documentos oficiais repreenderam o ensino de línguas estrangeiras no Brasil; no entanto, nem tudo foi retrocesso: grande parte do poder público desenvolveu projetos que contemplaram as ações de inclusão de línguas estrangeiras no currículo escolar. Exemplo disso é a atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Todavia, a concepção social foi gradativamente constituída pelas incertezas e resquícios do passado e atualmente está encoberta por uma espessa coluna de fumaça que impede a população, especificamente discente, de usufruir dos benefícios da aquisição de uma língua estrangeira para sua vida, tanto acadêmica quanto social.
Para efeito de aproximação entre a justificativa do ensino de língua inglesa e a motivação escolar discente, entra o papel das sequências didáticas (SD), as quais exercem grande impacto no processo formativo escolar, pois tanto professores quanto discentes estarão diante de atividades ordenadas por etapas esquemáticas, cada uma com objetivos que norteiam o alcance dos objetivos das atividades.
O cenário educacional brasileiro passa por grande crise de valores e justificativas do que realmente é necessário ser ensinado na escola, bem quanto às discussões acerca da qualificação docente em suas respectivas áreas, isto é, a formação docente também é alvo de inúmeras críticas. Ao conciliar o contexto social com o desinteresse discente e a má formação docente, o resultado não contribui para o avanço educacional, existindo inúmeras lacunas e incongruências que ocasionam a descrença de que o setor educacional nacional seja capaz de ascender ao patamar de país de primeiro mundo.
Diante dessa perspectiva, o profissional da Educação necessita desenvolver habilidades didáticas e lançar mão de estratégias de ensino que sejam capazes de conciliar as necessidades educacionais dos alunos com as suas realidades; isso significa que se deve contextualizar a explanação dos conteúdos programáticos com a realidade dos alunos.
Assim, a promoção da motivação pela aprendizagem, especificamente de Língua Inglesa, também parte das ações metodológicas docentes para que se encontrem estratégias que viabilizem o mínimo possível de aproximação entre conteúdo e estudante, fazendo fluir o processo de ensino-aprendizagem de forma realmente significativa. (CONTINUA AQUI)

PAIVA, Geraldo Rodrigues de. Sequência didática em aulas de Língua Inglesa: uma abordagem no 7º ano do Ensino Fundamental. Educação Pública, v. 20, nº 5, 4 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/5/sequencia-didatica-em-aulas-de-lingua-inglesa-uma-abordagem-no-7-ano-do-ensino-fundamental. Acesso em: 26.ago.2020.

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