Monday, August 31, 2020

ChatClass / RELO (US Embassy)

LANÇAMENTO DA OLIMPÍADA DE INGLÊS 2020


Para quem não conseguiu acompanhar a LIVE de lançamento da Olimpíada de Inglês, que será realizada em outubro, confira o vídeo abaixo.


Sobre a ChatClass
A ChatClass é uma Edtech fundada em Nova York, que visa democratizar o ensino de Inglês utilizando inteligência artificial. A plataforma utiliza ferramentas presentes no dia a dia dos brasileiros, como o WhatsApp, e já impactou mais de 150 mil alunos de escolas públicas e particulares.

ENGLISH GRAMMAR PRACTICE

FIRST OR SECOND CONDITIONAL?


Wondering when to use first and second conditional in English? Take a look at this video from the MmmEnglish YouTube Channel. There's a quiz at the end! 😉

Friday, August 28, 2020

DIVULGAÇÃO

Inscrições para a “Olimpíada de Inglês 2020”



Informamos que na próxima segunda-feira, dia 31/08, às 19h30, no Canal do YouTube da ChatClass,
ocorrerá o lançamento oficial da “Olímpiada de Inglês 2020”.
Trata-se de um concurso cultural com objetivo de incentivar o aprendizado de Inglês no Brasil. Além de oferecer premiação para estudantes e professores, a Olimpíada é desenvolvida totalmente no WhatsApp e conta com conteúdo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O evento destina-se a estudantes matriculados no Ensino Fundamental Anos Finais e no Ensino Médio e ocorrerá no período de 1º a 31 de outubro de 2020.
Em 2019, participaram da Olimpíada mais de 130.000 estudantes e 6.000 professores de todos os estados brasileiros.
O evento é organizado pela ChatClass, em parceria com a Embaixada Americana em Brasília, por meio do Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO).
É possível obter acesso ao kit de divulgação da “Olimpíada de Inglês 2020” neste LINK.

Em caso de eventuais dúvidas, solicitamos que entre em contato pelo e-mail: 
coped.decegep.cefaf@educacao.sp.gov.br.

Atenciosamente,
COPED/DECEGEP/CEFAF e CEM

Thursday, August 27, 2020

ESL/EFL FREE WORKSHEETS AND PRESENTATIONS

iSLCOLLECTIVE





O site iSLCOLLECTIVE (Internet Second Language Collective) apresenta diversas atividades de Inglês como segunda língua ou língua estrangeira. São apresentações em PowerPoint e worksheets compartilhados por mais de um milhão de professores, tudo feito de forma gratuita. CLIQUEM AQUI e tenham acesso a esses materiais. 😉



Wednesday, August 26, 2020

LEARNING ENGLISH IN BRAZILIAN SCHOOLS

Sequência didática em aulas de Língua Inglesa: uma abordagem no 7º ano do Ensino Fundamental

Geraldo Rodrigues de Paiva
Professor, especialista em Gestão Escolar (ISEP)



Desde muito tempo, o ensino da Língua Inglesa na Educação Básica brasileira é questionado. Muitos estudos já foram produzidos para tentar investigar e chegar a uma conclusão legítima que justifique tal necessidade e a real função social do ensino de uma língua estrangeira em território brasileiro.
Durante muitos anos, legislação e documentos oficiais repreenderam o ensino de línguas estrangeiras no Brasil; no entanto, nem tudo foi retrocesso: grande parte do poder público desenvolveu projetos que contemplaram as ações de inclusão de línguas estrangeiras no currículo escolar. Exemplo disso é a atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Todavia, a concepção social foi gradativamente constituída pelas incertezas e resquícios do passado e atualmente está encoberta por uma espessa coluna de fumaça que impede a população, especificamente discente, de usufruir dos benefícios da aquisição de uma língua estrangeira para sua vida, tanto acadêmica quanto social.
Para efeito de aproximação entre a justificativa do ensino de língua inglesa e a motivação escolar discente, entra o papel das sequências didáticas (SD), as quais exercem grande impacto no processo formativo escolar, pois tanto professores quanto discentes estarão diante de atividades ordenadas por etapas esquemáticas, cada uma com objetivos que norteiam o alcance dos objetivos das atividades.
O cenário educacional brasileiro passa por grande crise de valores e justificativas do que realmente é necessário ser ensinado na escola, bem quanto às discussões acerca da qualificação docente em suas respectivas áreas, isto é, a formação docente também é alvo de inúmeras críticas. Ao conciliar o contexto social com o desinteresse discente e a má formação docente, o resultado não contribui para o avanço educacional, existindo inúmeras lacunas e incongruências que ocasionam a descrença de que o setor educacional nacional seja capaz de ascender ao patamar de país de primeiro mundo.
Diante dessa perspectiva, o profissional da Educação necessita desenvolver habilidades didáticas e lançar mão de estratégias de ensino que sejam capazes de conciliar as necessidades educacionais dos alunos com as suas realidades; isso significa que se deve contextualizar a explanação dos conteúdos programáticos com a realidade dos alunos.
Assim, a promoção da motivação pela aprendizagem, especificamente de Língua Inglesa, também parte das ações metodológicas docentes para que se encontrem estratégias que viabilizem o mínimo possível de aproximação entre conteúdo e estudante, fazendo fluir o processo de ensino-aprendizagem de forma realmente significativa. (CONTINUA AQUI)

PAIVA, Geraldo Rodrigues de. Sequência didática em aulas de Língua Inglesa: uma abordagem no 7º ano do Ensino Fundamental. Educação Pública, v. 20, nº 5, 4 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/5/sequencia-didatica-em-aulas-de-lingua-inglesa-uma-abordagem-no-7-ano-do-ensino-fundamental. Acesso em: 26.ago.2020.

Monday, August 24, 2020

LEARNING ENGLISH

ENGLISH AT HOME



Cliquem AQUI para acessar o site English-at-home. Contém várias dicas para estudo e aprimoramento da Língua Inglesa, em diferentes níveis de aprendizagem. Deem uma conferida nas abas do site, conforme indicação na imagem acima. Compartilhem com os estudantes. 😉

ENGLISH AND ART

GARFIELD


Look at the suggestion Garfield made when Jon wanted to start painting... 😜 


DESAFIOS DA EDUCAÇÃO - UNIVESP

O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS



O ensino da Língua Inglesa é um grande desafio para as escolas públicas brasileiras. Os professores se queixam do material didático e de não ter acesso à Internet e músicas em sala de aula. Apenas um terço dos docentes tem algum certificado em Inglês. Nina Coutinho, do British Council, e Mauricio Prado, autor de uma pesquisa inédita, participam de debate no programa Desafios da Educação da UNIVESP. Confiram. 😉
O programa foi postado no YouTube em 17/09/2015, antes da homologação da BNCC e da alteração do artigo 26, parágrafo 5º, da Lei 9.694/96 (LDB), com redação dada pela Lei 13.415, de 16/02/2017.

Friday, August 21, 2020

PLANOS DE AULAS DE INGLÊS GRATUITOS

Tim's Free English Lesson Plans



CLIQUEM AQUI para conferir este blog com vários planos de aula interessantes. Naveguem pelas categorias apresentadas no lado direito da tela. 😉

Thursday, August 20, 2020

BRITISH COUNCIL - MORE FREE RESOURCES

OUTROS RECURSOS PARA O ENSINO DE INGLÊS





No site TeachingEnglish, da British Council, vocês encontram planos de aula, atividades, vídeos, áudios e outros materiais atualizados regularmente. Cliquem nos links abaixo para saber mais:

BRITISH COUNCIL - FREE RESOURCES

RECURSOS GRATUITOS PARA PROFESSORES DE INGLÊS





O British Council tem muitos recursos gratuitos para apoiar o trabalho dos Professores de Inglês ou profissionais que usam constantemente o idioma.
É possível baixar planos e materiais de aula gratuitamente e obter dicas, artigos e informações sobre desenvolvimento profissional, conferências e qualificações. Além disso, os docentes também podem se juntar a grupos de discussão e acessar materiais de treinamento. CLIQUEM AQUI.

Wednesday, August 19, 2020

MODAL VERBS

USO DO VERBO "CAN" PARA HABILIDADE


Aprenda a usar o verbo modal "can" para expressar habilidade em frases afirmativas, interrogativas e negativas.


ATPC DE LINGUAGENS (LÍNGUA INGLESA) - 19/08

ENGLISH - ATPC DE LÍNGUA INGLESA




Estão disponíveis nos links abaixo os slides e a pauta da ATPC de Língua Inglesa realizada no dia 19/08 via Google Meet.

August 19, 2020
SLIDES
MEETING AGENDA


Tuesday, August 18, 2020

ENGLISH GRAMMAR

MODAL VERBS IN ENGLISH


Learn with Gavin some clues about the modal verbs in English language.
Enjoy it!


LEARNING ENGLISH

Why is it so important to learn GRAMMAR?


Take a look at this video from the YouTube Channel ELS - ENGLISH LEARNING SPACE.


Thursday, August 13, 2020

LISTENING SKILLS

EATING OUT



No site da British Council, na seção Learn English Teens, há várias atividades envolvendo as diferentes habilidades da Língua Inglesa para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Neste LINK vocês podem conferir um ótimo exercício abordando as habilidades básicas de escuta. Vale a pena conferir e compartilhar com os alunos.
AQUI você tem os mesmos exercícios em PDF, AQUI estão as respostas e AQUI a transcrição do áudio (que também pode ser baixado do site, ou por AQUI).

Wednesday, August 12, 2020

ENGLISH WITH MUSIC

PASSENGERS (U2 & BRIAN ENO)
Featuring LUCIANO PAVAROTTI
"MISS SARAJEVO"



Written by Bono, The Edge, Adam Clayton, Larry Mullen Jr., and Brain Eno.
From the 1995 Passengers – Original Soundtracks 1 album (Island Records/Universal Music Group).

Is there a time for keeping your distance?
A time to turn your eyes away?
Is there a time for keeping your head down
For getting on with your day?
Is there a time for kohl and lipstick?
A time for cutting hair?
Is there a time for high street shopping
To find the right dress to wear?
Here she comes, heads turn around
Here she comes, to take her crown

Is there a time to run for cover?
A time for kiss and tell?
Is there a time for different colours
Different names you find hard to spell?
Is there a time for first communion?
A time for East 17?
Is there a time to turn to Mecca?
Is there time to be a beauty queen?
Here she comes, beauty plays the clown
Here she comes, surreal in her crown

Dici che il fiume (You say that the river)
Trova la via al mare (Finds its way to the sea)
E come il fiume (And like the river)
Giungerai a me (You will come to me)
Oltre i confini (Beyond the borders)
E le terre assetate (And the dry lands)
Dici che come il fiume (You say that like the river)
Come il fiume... (Like the river…)
L'amore giungerà (Love will come)
L'amore... (Love…)
E non so più pregare (And I no longer pray)
E nell'amore non so più sperare (And I no longer hope for love)
E quell'amore non so più aspettare (And love no longer waits)

Is there a time for tying ribbons?
A time for Christmas trees?
Is there a time for laying tables
When the night is set to freeze?

ATPC DE LINGUAGENS (LÍNGUA INGLESA) - 12/08

ENGLISH - ATPC DE LÍNGUA INGLESA



Estão disponíveis nos links abaixo os slides e a pauta da ATPC de Língua Inglesa realizada no dia 12/08 via Google Meet.

August 12, 2020
SLIDES
MEETING AGENDA

Monday, August 10, 2020

ENGLISH NEXT

“Protecting local languages and identities” (fragment)




TEACHING ENGLISH AND IDENTITY CHANGE

The argument about the language of education is also an argument about national identity, as much as about developing the intellectual skills of children. Amy Tsui, based in Hong Kong, has argued that many Asian countries are in the process of reinventing national identity at the same time as they are ‘legitimating’ the hegemony of English by making it a central feature of national development. In most cases, this paradox is resolved by appropriating English in ways which do least damage to their national language and identity. This includes pedagogical practices and systematic biases in research which evaluates them – traditional EFL* privileges very western ideas about expected relations, for example, between teacher, learner and text.
EFL may also privilege particular learning strategies. It could be argued that the cognitive skills needed to acquire literacy in Chinese, for example, are difficult to reconcile with those needed for learning spoken English. Rote learning necessarily plays a significant role in the former, whilst analytic, principles-based strategies plays an important role in the latter.
Hence, arguments about the priorities of different languages in education and the best age to start learning them may conceal deeper issues about cognitive learning styles and expected relationships between teacher and student.

SPEAK ENGLISH WITH A LOCAL ACCENT

Another form of appropriation relates to the form of English learned. One of the more anachronistic ideas about the teaching of English is that learners should adopt a native speaker accent. But as English becomes more widely used as a global language, it will become expected that speakers will signal their nationality, and other aspects of their identity, through English. Lack of a native-speaker accent will not be seen, therefore, as a sign of poor competence.


GRADDOL, D. “Protecting local languages and identities” (fragment). In: English Next – Why global English may mean the end of ‘English as a Foreign Language’. London: British Council, 2006. p. 117.

* EFL - English as a foreign language

Friday, August 7, 2020

STUDYING FOR ENEM

Aulão de Inglês para o ENEM no YouTube Edu

 #ENEMnoYouTubeEdu


A professora Carina Fragozo apresenta dicas úteis para a prova de Língua Estrangeira (INGLÊS ou ESPANHOL) do ENEM. Confiram o vídeo abaixo.


Thursday, August 6, 2020

PLANNING ENGLISH LESSONS

6 DICAS PARA PLANEJAR AS AULAS DE INGLÊS NA ESCOLA

10/07/2019 - Por Amanda Viegas


Investir em métodos criativos de ensino tornou-se uma necessidade diante do fato de que a língua inglesa não é mais apenas um conteúdo extra lecionado em sala de aula. Já faz um tempo que a fluência no segundo idioma deixou de ser um diferencial para se tornar um requisito no currículo de qualquer pessoa.
A equipe do English Stars preparou um artigo com algumas dicas para o bom planejamento de aulas de Inglês, além de apresentar ideias para tornar essas aulas mais dinâmicas e criativas. Confiram AQUI.

Wednesday, August 5, 2020

ENGLISH ACTIVITIES ACCORDING TO BNCC

COMO PREPARAR ATIVIDADES ALINHADAS À BASE PARA AS AULAS DE INGLÊS

Para tratar o inglês como uma língua franca na prática didática é preciso organizar as aulas considerando novas prioridades (Rita Trevisan)


5 ways to help keep children learning during the COVID-19 pandemic ...

Um dos aspectos mais inovadores da Base é a proposta de trazer a língua legítima para a sala de aula. Isso muda totalmente o foco na maneira de ensinar e de facilitar a construção de conhecimentos por parte dos alunos. “Hoje, o foco do aprendizado da língua não está nos conhecimentos nominais, mas na capacidade de uso. Antes, se os alunos estavam estudando determinado tempo verbal, os professores utilizavam textos desenvolvidos para esse fim, que repetiam a estrutura que estava sendo aprendida”, diz Sandra Baumel Durazzo, diretora da Target Idiomas Consultoria Educacional, assessora pedagógica dos Planos de Aula da Nova Escola. Segundo a professora e formadora, a Base veio reforçar o que já se consolidou como tendência para o ensino do Componente: o uso de materiais legítimos, extraídos de contextos sociais reais e que, de fato, vão preparar os estudantes para se posicionar e interagir nas diferentes situações de um mundo globalizado, considerando a língua em um contexto cultural muito mais amplo.
Algumas estratégias elencadas pelos professores formadores ajudam a concretizar essa proposta. Veja como ensinar o Inglês alinhado à BNCC: CLIQUE AQUI.

ENGLISH ACROSS CULTURES

POR QUE O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NÃO DEVE IGNORAR FATORES CULTURAIS

Em entrevista, especialista defende o ensino de línguas estrangeiras que inclui os aspectos culturais de cada idioma (RITA TREVISAN)


Em entrevista à Nova Escola, a professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Laura Fortes, doutora em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), aprofunda o conceito e explica como o contato com outros idiomas ajuda a ampliar o repertório do aluno, trazendo uma nova perspectiva sobre a própria cultura e até mesmo sobre as posições construídas social e historicamente. Leia mais AQUI.


ENGLISH - BNCC

O QUE A BNCC PROPÕE PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA?

Base considera o contexto social e político do Inglês, e a língua como uma ferramenta de comunicação em um mundo globalizado (RITA TREVISAN)

English Language Courses in the UK and US | INTO

De língua estrangeira para língua franca: na Base, essa é uma mudança de conceito importante para o ensino do Inglês. O que isso significa? Língua franca é a língua que várias pessoas, que falam idiomas diferentes, adotam para se comunicarem entre si. Nesse sentido, a BNCC legitima o Inglês, não só como a língua falada em países como nos Estados Unidos ou na Inglaterra, mas como uma oportunidade de acesso ao mundo globalizado. Com esse conhecimento, todos os jovens e crianças podem exercer a cidadania e ampliar suas possibilidades de interação nos mais diversos contextos.
Nessa perspectiva de língua franca, o Inglês deixa de ser apenas dos falantes nativos (onde é ensinada como língua materna), e passa a ser uma língua que varia, com diferentes contextos, que dependem do lugar onde é falada. Esse fator favorece o ensino da língua inglesa com mais interculturalidade. 

"Nessa proposta, a língua inglesa não é mais aquela do 'estrangeiro', oriundo de países hegemônicos, cujos falantes servem de modelo a ser seguido, nem tampouco trata-se de uma variante da língua inglesa. Nessa perspectiva, são acolhidos e legitimados os usos que dela fazem falantes espalhados no mundo inteiro, com diferentes repertórios linguísticos e culturais, o que possibilita, por exemplo, questionar a visão de que o único inglês 'correto' – e a ser ensinado – é aquele falado por estadunidenses ou britânicos" (BNCC, p. 241)

O novo status de língua franca implica em deslocar a língua de um modelo ideal de falante para um modelo mais real, considerando suas diferenças culturais e as variações linguísticas decorrentes das situações de uso e das comunidades que a falam. A proposta da BNCC é a de reconhecer os diversos repertórios linguísticos presentes em sala de aula e fora dela, ampliando as noções do que vem a ser "certo" e "errado" no uso da língua.
Essa concepção muda de forma estratégica a maneira de entender o componente e, principalmente, de como o inglês deve ser ensinado em aula. Alexandre Badim, coordenador do Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás, ajuda a elucidar as principais alterações trazidas pelo novo documento. (Continua AQUI.)

Tuesday, August 4, 2020

LESSON PLANS

ONE STOP ENGLISH


Acessem o site ONE STOP ENGLISH e explorem os diversos recursos com atividades de leitura, gramática, vocabulário e escrita que a plataforma apresenta.


Como exemplo, vejam este plano de aula sobre a história do dinheiro (dentro da abordagem CLIL) e este outro plano com habilidades de leitura, tanto no nível básico quanto no avançado, sobre o tema "chocolate". Façam o download dos planos (em PDF) para análise. Enjoy the site! :)

Monday, August 3, 2020

ENGLISH ALL AROUND US

PLANOS DE AULA DA NOVA ESCOLA
"TEXTS ABOUT ONESELF"




Neste LINK vocês têm acesso a uma sequência de cinco planos de aula de Língua Inglesa do site da NOVA ESCOLA, com material para desenvolver, no 6º ano, as seguintes habilidades:
  • EF06LI18: Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
  • EF06LI25: Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.


ENGLISH - Materiais Digitais 2025

MATERIAIS DIGITAIS - SEDUC ENGLISH - LÍNGUA INGLESA 1º bimestre de 2025 Já estão disponíveis no site do repositório da SEDUC todos os...